São Brás já tem um Parque Canino em prol do bem-estar animal

  • Print Icon

Inauguração do Parque Canino de São Brás de Alportel contou com três demonstrações de treino de obediência desportiva, agility e free style, protagonizadas pelos atletas de quatro patas Pivot Duques Negros, Bala de Algharbravo e Flor, acompanhados por Hernâni Carneiro, Catarina Santos e Samanta Carneiro, respetivamente.

O Município de São Brás de Alportel assinalou na segunda-feira, dia 4 de outubro, o Dia Nacional do Animal, com a inauguração do Parque Canino, projeto proposto e escolhido pelos são-brasenses no âmbito do Orçamento Participativo de 2019.

Trata-se de um espaço de lazer apetrechado com áreas e equipamentos de treino que constitui mais um passo importante em prol do bem-estar animal, localizado junto ao Circuito de Manutenção da Circular Norte de São Brás de Alportel, junto à Rotunda do Barro.

A obra, totalmente executada pelos serviços municipais e instalada em terreno municipal, procura criar simultaneamente um espaço de lazer, com comodidades e segurança para animais de estimação e para os seus cuidadores que os acompanham.

A placa inaugural foi descerrada pelo presidente da Câmara Municipal, Vítor Guerreiro, pelo vereador David Gonçalves, responsável pelo pelouro do bem-estar animal, e pelas duas proponentes deste projeto no processo de Orçamento Participativo, Rita Luís e Vânia Martins.

Dirigindo-se a todos os presentes, Vítor Guerreiro explicou que este é um projeto «em sintonia com as políticas municipais dirigidas à causa animal, que em São Brás de Alportel é trabalhada pelo município mas também por voluntários e associações parceiras, como a Coração 100 Dono».

«Esperemos que este espaço seja acarinhado e devidamente utilizado pelos são-brasenses», afirmou o autarca, lembrando que «existe capacidade para ampliar o parque se for necessário».

O vereador David Gonçalves agradeceu a todos os envolvidos, desde a proposta até à execução do parque, «que se espera um espaço de eleição para quem procura proporcionar aos seus animais de estimação bons momentos de lazer».

A preparação do parque contou ainda com a participação de um grupo de crianças do centro de atividades «Kids Center», que ajudaram a decorar e a dar cor ao local, que também servirá como instrumento ao serviço da educação ambiental.