São Brás de Alportel reforça aposta na eficiência energética

  • Print Icon

Objetivo da Câmara Municipal de São Brás de Alportel é o de reduzir o consumo energético e sensibilizar a população.

No atual contexto de crise energética que assola a Europa, o município de São Brás de Alportel, empenhado na redução do consumo energético, vai reforçar o Plano Municipal de Eficiência Energética com a implementação de sistemas e equipamentos mais eficazes ambientalmente.

Nesse âmbito, além de se encontrarem em curso trabalhos na Rua Professor Jorge Gouveia com a instalação de novas infraestruturas elétricas, dentro do protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal e a EDP, já foram substituídas mais de mil luminárias obsoletas, incluindo novos projetos de iluminação LED, uma opção redutora em termos energéticos e económicos.

Na continuidade desta estratégia, encontra-se também a decorrer a instalação de infraestruturas elétricas, bem como a colocação de candeeiros com luminárias de tecnologia LED, na Rua Professor Jorge Gouveia, uma zona que acolhe um conjunto de estabelecimentos de ensino e equipamentos de apoio à família.

Por sua vez, os trabalhos adjudicados à E-REDES terão continuidade, em breve, com a execução de mais dois investimentos: na Rua 1º de Maio, junto ao Museu do Traje e na Rua Nova da Esperança.

A Câmara Municipal avança ainda com um conjunto de medidas excecionais: substituição de luminárias nos equipamentos desportivos e culturais ainda em falta; equipamentos de poupança na rede de iluminação pública; instalação de baterias de condensadores de energia, painéis fotovoltaicos e sistemas de Aquecimento de Água Quente Sanitária (AQS), com o objetivo de garantir a segurança, diminuir o impacto ambiental e promover o uso racional dos recursos.

Trata-se de uma «estratégia contínua que integra, igualmente, a sensibilização da população para a necessidade de uma utilização mais consciente e amiga do ambiente e do futuro das novas gerações», afirma a autarquia.