São Brás de Alportel aprova continuidade do «Vale + Natalidade»

  • Print Icon

Executivo municipal são-brasense, «atento às necessidades da população», aprovou a 4 de janeiro a proposta de continuidade do «Vale + Natalidade», uma medida «que incentiva a natalidade, apoia as famílias e ajuda o comércio local».

A continuidade deste apoio prende-se com «a avaliação positiva da implementação da medida e a boa recetividade da comunidade são-brasense abrangida, de sobremaneira num contexto de pandemia que veio agravar a condição económico social de muitas famílias e ainda pela importância que assume para o comércio local envolvido», consideram os responsáveis municipais.

Lançada pela autarquia em 2016, esta medida consiste na atribuição de um apoio financeiro de 100 euros (mediante um conjunto de vales) às famílias de crianças nascidas ou adotadas e registadas em São Brás de Alportel a cada ano.

Os vales atribuídos podem ser utilizados no comércio local para a aquisição de bens e serviços relevantes para o desenvolvimento das crianças, nomeadamente artigos de saúde e higiene, mobiliário, equipamentos, vestuário e calçado.

Em 2021, o «Vale + Natalidade» chegou a mais de seis dezenas de crianças são-brasenses. Este plano de apoio às famílias inclui também a atribuição do «Vale + Educação», que visa o apoio na aquisição de material escolar no início do ano letivo, o «Vale + Saúde», que numa primeira fase se dedica ao rastreio de acuidade visual para crianças, e ainda o programa de formação «+ família», que abrange uma diversidade de temas e desafios que se colocam à família nas suas diversas fases.

São, segundo a autarquia, «apoios resultantes de um olhar atento do município sobre a realidade do concelho e dos munícipes e da vontade de contribuir para que todas as famílias possam ter uma melhor qualidade de vida».

As normas relativas às condições de acesso ao «Vale + Natalidade» podem ser consultadas no site do município, aqui.