Quarteira vai ter três novos espaços de atividade física e lazer

  • Print Icon

Serão três os novos espaços que irão ser implementados na freguesia: Passeio das Dunas, Pereiras de Quarteira e zona residencial da Abelheira e Amendoeira.

Assim, no Passeio das Dunas está prevista a construção de um campo de basquetebol informal, de uso livre, equipado com duas tabelas (sendo uma delas tripla).

Um espaço, segundo. Junta de Freguesia de Quarteira, «integrado e sustentado, que funcionará como elemento de dinamização e incentivo à prática de atividades ao ar livre e uma mais-valia para a melhoria da qualidade de vida, de todos os que que vivem ou visitam Quarteira».

Já nas Pereiras, junto à igreja, numa área cedida pelo Centro Paroquial de Quarteira, irá ser criado um novo espaço para atividades em família.

Para além de um parque infantil, este será também um lugar para treinar a forma física. Serão implementados equipamentos infantis, um circuito de equipamentos de fitness que permitirão a prática de exercício físico ao ar livre, zonas de espaços verdes e mobiliário urbano, como bancos e bebedouros.

Por fim, na zona residencial da Abelheira/Amendoeira, irá nascer «uma área nunca antes vista» na cidade, totalmente dedicada à atividade física e ao lazer.

Num só espaço, irão surgir um parque infantil, uma arena desportiva multiusos, composta por duas balizas e duas tabelas, para a prática de desportos com bola, uma zona com equipamento para exercícios de Street Workout e a novidade, pela primeira vez na freguesia, uma Pump Track, pista multiusos para equipamentos com rodas (skates, bicicletas, trotinetes e patins), com um circuito especificamente desenhado e projetado para o espaço em causa.

Segundo Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, «criar novos espaços de recreio e lazer ao ar livre, devidamente equipados, com segurança, destinados a toda a população, não só na zona central da cidade de Quarteira, como também nas diferentes periferias, é um dos nossos objetivos».

O autarca acrescenta que «estas intervenções são, sem dúvida, uma mais-valia para a melhoria da mobilidade e qualidade de vida de todos os que aqui vivem ou nos visitam».

Os três projetos serão executados conjuntamente entre a Junta de Freguesia de Quarteira e a Câmara Municipal de Loulé, no âmbito da parceria com o projeto europeu «Healthy Cities». Visam aumentar e melhorar as infraestruturas e equipamentos públicos da freguesia, contribuindo assim para o crescimento da qualidade de toda a comunidade.

Telmo Pinto conclui garantindo que «são espaços como estes que possibilitarão às crianças, aos jovens e às famílias, uma ocupação saudável dos tempos livres, um maior convívio entre si e um maior desenvolvimento social».