Quarteira recebe sessão de esclarecimento sobre Cuidados Paliativos

  • Print Icon

Rubrica «Vamos tirar dúvidas…», do polo de Quarteira da Biblioteca Municipal de Loulé, traz à conversa o tema dos cuidados paliativos, numa sessão que contará com a presença da médica Ana Karina Abreu e dos enfermeiros Andreína Tavares e Vítor Martins.

O objetivo desta tertúlia marcada para a próxima sexta-feira, dia 26 de novembro, às 21h00, passa por dar a conhecer os cuidados paliativos, nos seus princípios e na sua essência filosófica, esclarecendo também dúvidas existentes, no que se pretende ser um diálogo aberto a todos.

«Nos últimos anos, com o aumento da esperança média de vida e com a evolução da Medicina, temos assistido a um aumento significativo de doenças graves em fase avançada e/ou incuráveis e que se associam, frequentemente, a um conjunto de sintomas complexos que diminuem a qualidade de vida dos doentes e seus cuidadores/familiares», explica a organização.

Cuidados paliativos são todas as ações que visam melhorar a qualidade de vida de quem padece de problemas decorrentes de uma doença grave e/ou incurável e com prognóstico limitado.

Estas medidas destinam-se a prevenir e aliviar o sofrimento, com recurso à identificação precoce e tratamento rigoroso dos problemas físicos, psicológicos, sociais e espirituais, numa abordagem holística.

Apesar do grande benefício da prestação de cuidados paliativos na qualidade de vida dos doentes, uma grande percentagem de indivíduos que deles necessitam não chegam a ser identificados e referenciados para equipas especializadas em nenhum ponto da evolução da sua doença.

Ana Karina Abreu é médica especialista em Medicina Geral e Familiar, pós-graduada em Cuidados Paliativos e coordenadora da Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos (ECSCP) do Agrupamento de Centros de Saúde Central (ACES) do Algarve.

Andreína Tavares é enfermeira especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica, mestre em Cuidados Paliativos. Já Vítor Martins, é enfermeiro especialista em Médico-Cirúrgica, pós-graduado em Cuidados Paliativos.

A entrada na sessão é livre mas é necessária marcação prévia, podendo ser feita através do telefone 289 400 846.