Quarteira Lab implementa sistema de contagem de pessoas e bicicletas

  • Print Icon

Mais uma medida para «a descarbonização de Quarteira».

Os trabalhos para mais uma medida no âmbito do projeto Quarteira Lab, que consiste na instalação de um sistema de contagem de pessoas e bicicletas junto ao cruzamento da Av. Dr. Carlos Mota Pinto com a Rua Vasco da Gama, concluem-se esta semana.

Esta implementação tem por objetivo «a recolha de dados concretos acerca das formas como as pessoas que frequentam este espaço se deslocam, dos locais por onde passam com mais frequência e de como esses números variam ao longo do tempo».

Um reforço da informação disponível sobre estes hábitos de mobilidade suave «beneficiará a gestão e o planeamento do espaço urbano e permitirá a definição de políticas de sustentabilidade mais eficazes e adequadas ao território», explica a Câmara Municipal de Loulé.

Os dados obtidos serão transpostos para uma plataforma agregadora que possibilitará a sua consulta, tratamento e monitorização. Paralelamente, pretende-se que esta informação possa ser disponibilizada aos utilizadores do espaço do Quarteira Lab, tanto através de painéis informativos digitais instalados para o efeito como através de uma aplicação móvel.

Esta é mais uma iniciativa implementada pela Câmara Municipal de Loulé, «que pretende fomentar a descarbonização da cidade de Quarteira através da instalação de soluções que permitam a informação, redução da utilização de veículos poluentes e consequentemente da emissão de gases com efeito de estufa, contribuindo para o aumento da qualidade do ar e para a criação de um espaço urbano mais sustentável, sendo este o principal objetivo deste projeto».

A ação é cofinanciada pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.