A Proteção Civil de São Brás de Alportel esteve a treinar a instalação de Zonas de Concentração e Apoio à População para emergências.
O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de São Brás de Alportel esteve a participar no exercício prático de instalação de Zonas de Concentração e Apoio à População (ZCAP) que a Associação Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) realizou a 17 de janeiro, em Lagos.
Na iniciativa dinamizada com o apoio do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil (CREPC) do Algarve e do SPMC de Lagos, participaram também elementos do Corpo de Bombeiros e dos serviços municipais, nomeadamente a Unidade de Serviços Sociais, o Gabinete Municipal de Psicologia e o responsável pelo parque de infraestruturas desportivas do município, bem como elementos da Santa Casa da Misericórdia, entidade que, por norma, colabora com a logística das operações.
O objetivo principal deste exercício, que foi antecedido de uma formação teórica, segundo a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, «consistiu no treino e capacitação dos vários Agentes de Proteção Civil e Entidades Cooperantes do patamar municipal para a instalação de alojamentos temporários de emergência».
Estes tratam-se de «uma valência do apoio psicossocial em emergência, essencial para proporcionar ao cidadão individual e às famílias um local seguro para permanecerem, antes, durante e após um acidente grave ou catástrofe, onde é igualmente assegurada a sua alimentação e o apoio psicológico de emergência», explica a autarquia.