Com este artigo, descubra tudo o que precisa de saber antes de adquirir um carro usado e qual o melhor sítio para efetuar a compra.
Comprar um carro usado pode ser a opção ideal para si, tendo em conta que permitir-lhe-á obter um veículo necessário às suas deslocações e ao seu quotidiano sem que para isso tenha de pôr em causa o seu orçamento e estabilidade financeira.
Até porque, adquirir um carro implica custos acrescidos, visto que o mesmo acarreta despesas recorrentes em termos de manutenção, de seguro automóvel, inspeção, imposto único de circulação e combustível.
Pondere todas estas circunstâncias e averigue se esta é a opção mais indicada para si.
No caso de a resposta ser afirmativa, não tema, pois para o fazer não é necessário possuir um curso intensivo ou ser mecânico.
Basta adquirir determinado conhecimento para que possa assegurar que o automóvel se encontra em bom estado geral, que oferece conforto e sobretudo segurança.
É verdade que mesmo após uma compra ponderada, pode surgir algum problema imprevisível, no entanto, existem algumas dicas que o farão evitar a probabilidade dessa ocorrência e que lhe permitirão concretizar um bom negócio.
Em primeiro lugar, deverá refletir sobre a utilização que pretende dar ao carro – se se destina apenas ao seu uso pessoal, se carece do mesmo para efetuar pequenas deslocações ou se irá usufruir dele para percorrer um elevado número de quilómetros semanais.
Tudo para que possa escolher qual o carro necessário à satisfação das suas necessidades e até para escolher se o mesmo será elétrico, híbrido, a gasolina ou a gasóleo.
Em segundo lugar, terá de decidir onde comprará o seu carro:
- A compra a um particular pode ser aliciante pois, normalmente, o preço é mais baixo do que aquele oferecido tanto nos concessionários como nos stands.
No entanto, em contrapartida, há uma maior probabilidade de o veículo apresentar danos exteriores e de mecânica, que muitas vezes não são visíveis nem perceptíveis no momento da compra.
Não tendo ainda como saber se o motivo da venda se relacionou com o descontentamento em relação à viatura.
- Um concessionário também será uma opção válida, mas não se esqueça que muitos destes veículos são carros que eram de serviço e que atualmente não são utilizados.
Apesar de serem recondicionados, não deixam de possuir um maior número de quilómetros e de desgaste associado. Além disso, incluem somente carros daquela marca em concreto, o que poderá limitar as suas opções.
- A compra num stand de automóveis usados poderá ser o melhor caminho, pois neste terá ao seu dispor uma maior variedade de marcas e terá ainda acesso a um período de garantia.
O que não ocorre quando se compra a um particular. Além disso, o veículo será entregue recondicionado, isto é, terão em atenção qualquer avaria existente ou defeito estético antes da sua venda, reparando o necessário.
Assim, apesar de o preço poder ser superior àquele apresentado por um particular, a qualidade-preço que nos oferece um stand contribuirá para a realização de um ótimo negócio.
Sem esquecer que esta opção agiliza todo o processo burocrático, que fica a cargo do vendedor, assim como facilita o financiamento e a possibilidade de retoma automóvel.
Além disso, existem determinados aspetos que deverá ter em atenção antes de comprar um carro usado:
- No exterior do veículo, verifique se a pintura possui riscos ou amolgadelas, isso permitir-lhe-á ter noção do uso e da estima dada ao mesmo pelo proprietário anterior.
Atente ainda ao guarda-lamas, às portas e a áreas que sejam mais propícias à ferrugem. Abra a mala, o capô, os vidros, as portas, para testar a sua funcionalidade.
- No seu interior, certifique-se que os bancos deslizam normalmente, permitindo o seu ajuste a diferentes condutores. Verifique o estado dos estofos, dos tapetes, dos puxadores.
Garanta que os cintos de segurança funcionam corretamente. Teste a caixa de velocidade, os pedais, o travão de mão e ainda a direção.
- Debaixo do capô, ainda que não seja um profissional, há várias coisas que pode constatar.
Esteja atento a eventuais fugas de óleo ou de combustível, verifique se existem sinais de ferrugem, e ainda os níveis do óleo, do líquido dos travões e do líquido de refrigeração do motor.
- Debaixo do veículo poderá também avaliar a existência de fugas de óleo, de combustível ou de água, bem como inspecionar o estado da panela e do catalisador.
Por último, mas não menos importante, não se esqueça de verificar a documentação do veículo que está a pensar comprar e de conduzir o veículo em que está interessado.
No PiscaPisca – um stand virtual de automóveis usados – pode encontrar o veículo ideal para si, bastando-lhe responder a algumas questões relativas aos seus gostos, interesses e sobretudo necessidades no âmbito automóvel para que lhe seja colocada à disposição uma vasta oferta.