Presidente das Misericórdias visitou obras do lar em São brás de Alportel

  • Print Icon

Manuel Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas, visitou as obras de ampliação do lar da instituição de São Brás de Alportel.

A Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel recebeu, a 28 de fevereiro, a visita do presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel Lemos, e da diretora do Centro Distrital de Segurança Social de Faro, Margarida Flores, que tiveram a oportunidade de conhecer os trabalhos em curso da grande obra de ampliação e remodelação do edifício residencial para pessoas idosas (ERPI), Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.

Acompanhados por representantes da Mesa Administrativa e de técnicos da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, bem como da Câmara Municipal, assim como pelos responsáveis pelo projeto e pela sua execução, percorreram os espaços em construção.

A ampliação está a ser concretizada com a construção de raiz de uma nova área que vai permitir ampliar a capacidade de acolhimento da Santa Casa da Misericórdia em 12 novos quartos duplos, acompanhados de uma sala de estar e de atividades e compartimentos de apoio. Uma parte da zona já existente será preservada e remodelada para assegurar maior conforto dos utentes.

A execução deste projeto prevê a ampliação para 85 camas de capacidade e a previsão de acordo a celebrar com a Segurança Social para esta capacidade, desejando-se que este número possa no futuro ser ampliado para dar resposta à crescente necessidade deste apoio vital para as famílias.

Trata-se de um projeto muito ambicioso que está a merecer total empenho por parte da instituição. num investimento superior a 2,5 milhões de euros, que conta com financiamento da União Europeia, através do programa Portugal Operacional CRESC Algarve 2020, bem como do Fundo Rainha D. Leonor e da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, que tem como objetivo aumentar a qualidade dos serviços prestados por parte da instituição e a capacidade de resposta relativamente ao número de utentes apoiados e proporcionar-lhes melhores condições de conforto, bem como a criação de novos postos de trabalho.