• Print Icon

Presidente do Conselho Autárquico da cidade da Ilha de Moçambique, Ismail Lahira Abacar Chacupa, visitou Olhão, no dia 31 de outubro.

Na origem da visita esteve a vontade do autarca se inteirar das boas práticas levadas a cabo em Olhão, especialmente nos domínios da pesca e aquacultura.

Depois de recebida nos Paços do Concelho, a comitiva deu início ao périplo com uma visita aos Mercados Municipais, um exemplo de requalificação e funcionamento que as autoridades locais moçambicanas querem ver replicado na cidade da Ilha de Moçambique.

Do roteiro fez parte, também, uma passagem pela Necton, onde a comitiva teve oportunidade de trocar impressões sobre o sector da extração de sal marinho tradicional.

Uma vez mais, este conhecimento será levado para Moçambique, onde será aplicado na reativação de um conjunto de salinas cuja laboração se encontra parada.

Finalmente, houve lugar a uma reunião com o sector das pescas e aquacultura, que juntou à mesa os responsáveis pelo município moçambicano, o seu congénere olhanense, a Olhãopesca – Organização de Produtores de Pesca do Algarve e a Cooperativa de Viveiristas da Ria Formosa.