Praias do concelho de Silves recebem Bandeira Azul e «Qualidade Ouro»

  • Print Icon

Praias detêm também a classificação de «Praia Acessível».

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) atribuiu às praias do concelho de Silves (Armação de Pêra e Praia Grande), o galardão da Bandeira Azul, juntando-se a esta distinção a classificação de «Praia com Qualidade de Ouro 2022», atribuída pela QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza.

Estas praias detêm também a classificação de «Praia Acessível», dispondo de equipamentos de apoio a cidadãos com mobilidade condicionada.

O hastear destas bandeiras será feito no dia 28 de junho, às 10h30, sendo também hasteado o galardão de «Praia com Qualidade de Ouro 2022».

A Bandeira Azul é atribuída às praias, portos de recreio e marinas que se candidatem e cumpram um conjunto de critérios relacionados com quatro grupos fundamentais: a informação e educação ambiental, a qualidade da água, a gestão ambiental e equipamentos e a segurança e serviços.

Este galardão é atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa, Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, dedicada à Educação para o Desenvolvimento Sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais.

Já o galardão «Praia com Qualidade de Ouro» é atribuído pela Quercus às praias cuja água balnear tenha, cumulativamente, sido Excelente nas quatro últimas épocas balneares e em que todas as análises realizadas, sem exceção, na última época balnear, tenham apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da diretiva relativa às águas balneares.