Portugal apresenta o índice de transmissibilidade mais baixo da Europa

  • Print Icon

Portugal apresenta atualmente o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 «mais baixo da Europa», com um valor estimado para os últimos cinco dias de 0,74 para o território nacional, revelou hoje o investigador Baltazar Nunes.

«Continuamos a apresentar o Rt mais baixo da Europa e com uma incidência já perto dos 120 [novos casos] por 100 mil habitantes», afirmou o epidemiologista do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) na reunião realizada no Infarmed, em Lisboa, que junta especialistas e políticos para a análise e avaliação da situação epidemiológica do país.

Contudo, o investigador do INSA, que integra o grupo de peritos que presta apoio ao Governo na tomada de decisões no âmbito da pandemia de covid-19, sublinhou que a «tendência de decréscimo [da incidência] tem vindo a desacelerar» e alertou que o índice de transmissibilidade está «abaixo de 1 em todo o continente, mas superior a 1 nas regiões autónomas» da Madeira e dos Açores.

Em Portugal, morreram 16.540 pessoas dos 810.094 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.