Portimão vive a Páscoa em clima de tradição e alegria

  • Print Icon

Entre 9 e 17 abril, a cidade de Portimão celebrará a Páscoa com a recriação de diversos núcleos de atração inspirados nesta época festiva, conciliando a tradição com a alegria da celebração em ambiente familiar.

Sob o mote «Viva a Páscoa Portimão 2022», serão proporcionados nove dias «repletos de motivos de interesse, com vivências únicas em vários locais emblemáticos do centro da cidade, nos quais o espírito pascal tocará as famílias, especialmente o imaginário dos mais pequenos, com destaque para a Caça aos Ovos e para o Coelhinho da Páscoa», realça o município portimonense.

Os responsáveis municipais fazem uma «referência especial» para o programa litúrgico que pautará a Semana Santa e se distribuirá pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Matriz de Portimão, Paróquia da Igreja Matriz da Mexilhoeira Grande, Paróquia do Divino Salvador de Alvor e Paróquia da Nossa Senhora do Amparo, além do Vicariato da Pedra Mourinha, através da realização de vigílias pascais, eucaristias, missas e procissões.

No que toca aos espaços públicos, o Largo da Mó será um dos polos a merecer atenção, com a instalação de um Cesto Gigante.

Na Praça da República, estão previstos passeios nos Carrosséis Parisienses e selfies dentro de um Ovo Gigante da Páscoa, entre as 15h00 e as 21h00, enquanto no Jardim 1º de Dezembro decorrerá um Mercadinho da Páscoa entre 9 e 16 de abril, dinamizado pela Associação Teia D’Impulsos e composto por casinhas de madeira destinadas a pequenos negócios de artesanato, novo design e produtos gourmet, tendo por denominador comum esta quadra festiva.

O espaço, visitável das 15h00 às 21h00, contará com «um mega coração perfeito, merecedor de um registo fotográfico para mais tarde recordar, e ainda um baloiço de encantar», aponta a autarquia de Portimão.

No fim de semana prolongado da Páscoa, entre 15 e 17 de abril, as crianças até aos dez anos de idade poderão participar, das 15h00 às 19h00, na atividade «Caça aos Ovos», no Jardim Visconde Bívar, conhecendo ao vivo o Coelhinho da Páscoa.

Esta caça aos ovos de chocolate terá surpresas para todos os participantes, que devem fazer a respetiva inscrição no próprio dia e no local.

Em complemento, irá realizar-se a partir das 19h00 de 16 de abril, sexta-feira, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, um Concerto de Páscoa a cargo da Orquestra Sinfónica do Algarve, dirigida pelo maestro Armando Mota, tendo como solista o violinista João Pedro Cunha. Os bilhetes para este espetáculo custam 15 euros e podem ser adquiridos online e nos locais habituais.