Portimão isenta de pagamento mais 250 lugares de estacionamento

  • Print Icon

Com o termo da concessão detida pela empresa Saba, ficam isentos de pagamento cerca de duzentos e cinquenta lugares de estacionamento à superfície no centro da cidade.

Esta isenção promovida pela Câmara Muinicipal de Portimão inclui importantes artérias e zonas da cidade, como são exemplo a Praceta Major David Neto, Rua João da Cruz, Rua Teófilo Braga, Rua Heliodoro Salgado, Rua João de Meneses, Rua das Comunicações, Rua Dom Carlos I, Rua 28 de Maio, bolsa de estacionamento adjacente ao Lar da Criança, e Rua José António Marques, entre a Avenida Afonso Henriques e a EMARP.

A nova medida segue-se ao resgate da «concessão da Empark», a outra empresa privada a operar na cidade, ocorrido em outubro passado, concretizando-se assim um processo que permitiu devolver à gestão municipal todo o estacionamento à superfície do município, e que se traduzirá numa redução de 340 lugares tarifados entre junho e setembro (quatro meses) e de 540 lugares de outubro a maio (oito meses).

Recorde-se que, após o acordo estabelecido com a Empark, o município de Portimão passou a gerir 400 lugares de estacionamento tarifado, situados na zona central da cidade e no Largo do Dique, sendo que neste último local, com cerca de 200 lugares, as tarifas são atualmente cobradas apenas entre junho e setembro.

Três zonas de estacionamento tarifado

Portimão cidade passa a ter, desta forma, três áreas de estacionamento tarifado à superfície que variam em função dos dias da semana e da época do ano: Na zona central, mais próxima das ruas do comércio tradicional, os lugares são tarifados ao longo de todo o ano, no período das 9h00 às 18h00, sendo livres aos fins de semana; uma segunda zona, no Jardim 1º de Dezembro e na Rua Serpa Pinto, onde o estacionamento tarifado de outubro a maio funciona das 9 às 18 horas, sendo livre aos fins de semana. Nos chamados meses de verão, junho a setembro, o estacionamento tarifado acontece durante toda a semana no período das 9h00 às 24h00; por fim, uma terceira zona que corresponde ao Parque de Estacionamento do Largo do Dique, que durante oito meses é grátis, mas que de junho a setembro funciona também das 9h às 24h00.

Benefício residente

Segundo o Regulamento das Zonas de Estacionamento Controlado em Portimão, a qualidade de residente dá a possibilidade de usufruto de 60 minutos diários de estacionamento não pago nas zonas que se mantêm tarifadas. A medida vigora no período integral das 24 horas diárias e abrange as zonas de estacionamento tarifado sob gestão municipal, estando condicionada à disponibilidade de lugares existentes em cada momento. Para poderem usufruir deste benefício, os interessados devem utilizar a aplicação móvel iParque Mobile, onde carregarão as matrículas das viaturas, e registar-se junto da EMARP, no balcão de atendimento situado no edifício sede da empresa municipal, ou através do formulário online disponível aqui.