Portimão cede ao CHUA terreno para creche e duas viaturas

  • Print Icon

Município de Portimão cede ao CHUA terreno para creche e duas viaturas. Protocolo já foi assinado.

O município de Portimão assinou na quinta-feira, dia 23 de fevereiro, dois protocolos com o CHUA – Centro Hospitalar Universitário do Algarve, relacionados com a entrega temporária de duas viaturas destinadas às equipas que se deslocam ao domicílio dos pacientes tratados pela unidade de Portimão, e com a cedência de um terreno para construção de uma creche na zona das Cardosas.

Os dois veículos, cedidos temporariamente pela autarquia, servirão a unidade de hospitalização domiciliária de Portimão do CHUA, um serviço alternativo ao internamento convencional para doentes cuja assistência médica pode ser prestada em ambiente familiar.

Município de Portimão cede ao CHUA terreno para creche e duas viaturas. Veículos vão servir a a unidade de hospitalização domiciliária.
Isilda Gomes e Ana Vargues Gomes.

O projeto, iniciado em 2019 na unidade hospitalar de Faro, arrancou agora em Portimão, disponibilizando também aos utentes do barlavento um serviço de cuidados de saúde diferenciados e de proximidade, com assistência domiciliária a funcionar 24 horas por dia, apoio médico e de enfermagem em permanência, ou em prevenção, assegurado por uma equipa multidisciplinar.

Quanto ao protocolo relativo à cedência de um terreno com cerca de 5400 m², em regime de direito de superfície, a título gratuito e por um período renovável de 50 anos, destina-se à construção de nova creche em Portimão, no Alto da Boavista/Cardosas.

A dia 23 de janeiro, o município de Portimão estabeleceu um acordo de cooperação com o CHUA, referente à nova resposta da Equipa Comunitária de Saúde Mental de Portimão e Lagoa (ECSM) e da Unidade de Psicogerontologia do centro hospitalar algarvio, que está a funcionar em instalações do antigo Centro de Saúde de Portimão.

Enquanto a autarquia é responsável pela renda do imóvel e pelos equipamentos da estrutura, cabe ao CHUA assegurar os recursos humanos e os materiais necessários para atividades de reabilitação e procedimentos de enfermagem.

Entre outras valências, o novo espaço conta com um gabinete de enfermagem, três gabinetes para consultas e uma sala de atividades para grupos, funcionando durante os dias úteis, entre as 9h00 e as 18h00.