Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Portimão já está disponível

  • Print Icon

O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Portimão já está disponível para consulta pública, para depois ser discutido e aprovado em Assembleia Municipal.

O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Portimão (PMUS), documento estratégico e operacional, já está disponível para consulta, com o objetivo de auscultar os contributos dos munícipes.

Realizada no auditório do Portimão Arena, a apresentação do PMUS a 22 de setembro, Dia Europeu sem Carros, é um instrumento de atuação e sensibilização para fomentar a articulação entre os diferentes modos de transporte e plataformas de deslocação.

Trata-se de um plano que visa implementar um sistema integrado, racional e sustentável, consagrando a diminuição do uso do transporte individual e a adequada mobilidade de todos os cidadãos.

Promove ainda a inclusão social, a competitividade, a qualidade de vida urbana e a preservação do património histórico, edificado e ambiental.

Segundo a autarquia portimonense, este estudo «é um olhar para o futuro, pretende humanizar o espaço público e visa revolucionar a face do concelho, ao contribuir para a mudança de mentalidades».

A proposta agora disponibilizada no sítio do município, estará disponível para consulta até dia 11 de dezembro, sendo, posteriormente, discutida na Câmara e submetida à Assembleia Municipal para aprovação.

Alguns dos projetos previstos no PMUS poderão ser financiados ao abrigo do quadro comunitário de apoio Portugal 2030, que disponibiliza um valor global de 23 mil milhões de euros para concretizar uma transformação baseada na qualificação e capacitação dos recursos humanos, na inclusão social, na inovação e transformação digital, e na transição climática e sustentabilidade, bem como os desafios ligados à coesão territorial e à evolução demográfica.