Patico, artista que escolheu Lagoa para residir, tem patente uma nova exposição de técnicas mistas no Convento de São José.
A Sala de Exposições Temporárias Manuel Gamboa, no Centro Cultural Convento de São José, em Lagoa, inaugurou na tarde de dia 8 de março, uma exposição de técnicas mistas intitulada «Fernando Pessoa, de Pessoa em Pessoas» do artista Patico.
Até ao dia 29 de abril são diversas as obras de arte que se podem visitar, desde a pintura, escrita e escultura, ao longo de três «roteiros» interligados criados por Patico.
O primeiro roteiro é o poeta fingidor com «sinto-me múltiplo», o segundo é a ode marítima, à qual o artista acrescenta a ode à terra e ao céu, e o terceiro é a consciência da raiz, à qual o artista acrescenta outros temas como a mulher, a sociedade e a atualidade.
Grande parte destas obras foram criadas com materiais reciclados, que o artista aproveitou e transformou, dando-lhes múltiplas dimensões.
«A exposição tornou-se num lugar que cruza a pintura, materiais desconhecidos, técnicas e formas invulgares, com memórias e lugares, bem como, com a criação literária, a leitura e outras artes», assegura a organização.
Segundo Patico, esta exposição surge «porque tinha uma enorme vontade de expor em Lagoa», cidade que o acolheu há vários anos, e porque durante a pandemia teve tempo para se dedicar à sua «paixão, fechar-se um pouco e, em alguns momentos, pensar no desassossego», como o próprio refere.
Já Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa, afirma: «sei que expor na Sala de Exposições Temporárias Manuel Gamboa era um sonho para o Patico e estou muito feliz por ele. Tive o privilégio de estar presente na inauguração e convido todos e todas a visitarem esta exposição de enorme qualidade, de um artista que escolheu Lagoa para viver».
A exposição poderá ser visitada de terça-feira a sábado das 09h00 às 12h30 ou das 14h00 às 17h30, sendo que a entrada é gratuita.
Para entradas sem marcação ou agendamento de visitas guiada para grupos, basta contactar via telefone (282 380 400) ou informar-se na receção do Convento de São José.