Situação, de acordo com o PAN Algarve, decorre há mais de duas décadas. Foram pedidas «medidas preventivas imediatas» às duas autarquias.
O PAN Algarve revela, em comunicado de imprensa enviado à redação do barlavento, «a sua indignação e repúdio face à morte de centenas de animais, e apela à vigília local para se evitarem mais mortes, e assegurar também a integridade física da população local».
Saúl Rosa, da comissão distrital do PAN Algarve indica que, segundo a população local, estes envenenamentos ocorrem há cerca de duas décadas, e que até à data pouco foi feito para evitar a continuidade destas atrocidades.
Nesse sentido, foram solicitadas, diretamente à Câmara Municipal de Albufeira e à Câmara Municipal de Silves, «medidas preventivas imediatas».
«Estamos a falar de um desequilíbrio da fauna tremendo pois já foram reportadas mortes de raposas, águias, e mangustos. Acresce-se a agravante da crueldade de como os animais são mortos, e segundo as próprias investigações, é também usado um agrotóxico proibido em Portugal. É um absurdo que estas zonas cheguem a ter cerca de 40 armadilhas, e temos que encontrar os autores deste crime que afeta não só a fauna local, mas também animais de companhia, e coloca em risco a própria população», acrescenta Saúl Rosa
O PAN Algarve enaltece os esforços de investigação recentes por parte da GNR, salientando que também veio a público a morte de um cão pisteiro «a lamentar», durante esse mesmo processo de investigação.
O partido indica também estar já a efetuar diligências através da sua secretaria de ação jurídica, sobre o assunto e apela à população «que se mantenha vigilante».
Saúl Rosa ainda acrescenta que «caso alguém tenha informações sobre estes crimes poderá comunicar diretamente às autoridades ou ao próprio PAN Algarve através de e-mail (distrital.faro@pan.com.pt) e poderá fazê-lo de forma anónima.
«Não vamos descansar enquanto os autores deste crime não forem identificados e devidamente responsabilizados», acrescenta..
O Partido informa «que está ao dispor das autarquias de Albufeira e Silves para
debater medidas preventivas que salvaguardem as pessoas e os animais dos locais
afetados».