O Orçamento Participativo 2023 de São Brás de Alportel já está em fase de votação, período que se estende até dia 9 de dezembro.
O município de São Brás de Alportel já iniciou a fase de votação das propostas apresentadas no Orçamento Participativo de 2023, para o qual está definida uma verba de 70 mil euros destinada ao investimento escolhido pelos são-brasenses.
Após a fase de apresentação de propostas e da avaliação técnica, o município iniciou na passada quinta-feira, dia 24 de novembro, a fase de votação das propostas, a decorrer até dia 9 de dezembro.
Para esta edição, são oito as propostas em fase de votação: instalação de 21 painéis interativos nas escolas do concelho; minigolfe recreativo e educacional; modernização das infraestruturas e bancadas do Campo de Futebol Sousa Uva; Viveiro Municipal de árvores autóctones; binocular prismático no miradouro da Igreja Matriz; beneficiação do Eco Centro; Parque Infantil Multi-idades; e Pumptrack em asfalto.
Os detalhes de todas as propostas podem ser consultados no website do município, aqui.
De realçar que os munícipes podem votar diretamente no Gabinete do Munícipe (Edifício da Câmara Municipal), Galeria Municipal, Piscinas Municipais Cobertas e Centro de Artes e Ofícios.
O objetivo deste instrumento de gestão pública participada, iniciado pela autarquia em 2006, tem como objetivo envolver a comunidade na vida e no futuro do concelho de São Brás de Alportel.
Desde a primeira edição, e de acordo com a autarquia, «os são-brasenses têm mostrado a sua capacidade para pensar o concelho, com apresentação de um largo conjunto de propostas e um contributo essencial nas decisões do executivo».
O Parque Roberto Nobre, o Espaço Desportivo do Jardim Carrera Viegas, a Praça da República, o Parque das Amendoeiras, a Reabilitação da Entrada Nascente, a ampliação da Rede de Passeios acessíveis e até o Skate Parque são exemplos de equipamentos e espaços que nasceram de propostas apresentadas ou defendidas pelos munícipes nos Orçamentos Participativos ao longo destes últimos 14 anos.
São Brás de Alportel volta a apostar nesta iniciativa que, segundo a edilidade, «ano após ano tem-se demonstrado um exercício de planeamento da maior importância tanto na promoção de uma comunidade mais ativa e participativa, assim como na promoção de uma maior proximidade entre os munícipes e a autarquia».