Jovem acordeonista de Moncarapacho vai representar Portugal na China

  • Print Icon

O sonho é trazer, de novo, o estatuto de Campeão Mundial até ao Algarve e mantê-lo, pelo menos, durante um ano.

Pedro Ivan Zacarias Gonçalves, 18 anos, acordeonista natural de Moncarapacho, é o escolhido para representar Portugal na 72ª Copa Mundial de Acordeão, que decorrerá em Shenzhen, na China, em agosto.

Em declarações exclusivas ao «barlavento» Pedro Ivan não esconde a sua satisfação.

«Estou bastante feliz, mas é uma responsabilidade muito grande e que necessita de bastante trabalho para poder conseguir trazer um bom resultado. Como sempre vou dar 200 por cento de mim!», garante.

Além das reconhecidas qualidades enquanto músico e intérprete de acordeão, Pedro Ivan tem a seu favor o facto de ter já participado numa competição deste elevado nível.

«De certeza esta prova será diferente. O ano passado foi a minha estreia em competições internacionais, portanto, foi para ganhar experiência. Agora os objetivos são maiores e com uma estratégia diferente», diz, com entusiasmo.

Aluno do professor Nelson Conceição desde 2017, Pedro Ivan começou a estudar acordeão aos 10 anos de idade com Jorge Alves.

Na China, vai competir no escalão de Sénior Virtuoso, um dos mais exigentes em disputa nesta Copa, já que o vencedor assumirá o estatuto de Campeão do Mundo.

A comitiva portuguesa que viaja para a China, a 11 de agosto, vai integrar não só Pedro Ivan e Nelson Conceição mas também João Pereira, presidente da Mito Algarvio – Associação de Acordeonistas do Algarve, bem como Sérgio Conceição e João Sena.

É que em outubro de 2020 o Algarve acolherá a 73ª Copa Mundial de Acordeão e toda a direção da Mito Algarvio está bastante empenhada na promoção do evento junto dos membros da Confédération Internationale des Accordéonistes (CIA) e de todos os músicos que estarão presentes na China.

Em 2018 João Campos Palma sagrou-se Campeão Mundial no escalão de Júnior Virtuoso, na 71ª Copa Mundial de Acordeão, então disputada na Lituânia, e por isso a responsabilidade dos acordeonistas algarvios é bastante elevada.

O sonho atual de Pedro Ivan é trazer também esse título até ao Algarve e mantê-lo, pelo menos, durante um ano.