Município de Olhão cria Grupo de Acompanhamento de Bem-Estar Animal (GABEA) com associações do concelho.
O recém-criado Grupo de Acompanhamento do Bem-Estar Animal (GABEA) reuniu pela primeira vez na sexta-feira, dia 14 de janeiro.
O município de Olhão convidou as várias associações do concelho, incluindo representantes dos cuidadores informais, com o objetivo de, em conjunto, se encontrarem as melhores soluções para ajudar os animais de rua.
Marcaram presença na reunião, presidida pelo vereador com o pelouro da Intervenção Médico-Veterinária e Defesa da Saúde Pública, Ricardo Calé, a Associação para a Proteção dos Animais de Rua (APAR), a Associação de Defesa dos Animais e Plantas de Olhão (ADAPO), a Liga Olhanense dos Amigos dos Animais Abandonados (LOAAA) e representantes dos cuidadores informais, bem como a Junta de Freguesia de Olhão, com a qual o município olhanense tem um protocolo de apoio às colónias felinas.
«As associações que representam são fundamentais para o desenvolvimento da causa animal, daí a importância de nos unirmos para, em conjunto, delinearmos a estratégia para a defesa da causa animal para este ano de 2022», referiu Ricardo Calé.
Reforçou ainda a ideia de que «se nos juntarmos, os animais ficarão mais bem cuidados. E é muito importante conhecermos a experiência de quem está no terreno 24 horas por dia, que são todos vós», acrescentou, perante a concordância dos presentes, que se comprometeram a ajudar a fazer o melhor pelos animais do concelho.
O GABEA reunirá com uma periodicidade trimestral, aprofundando e alargando a importante atuação que atualmente os diferentes intervenientes já têm nesta temática.