Odiana procura voluntários para «2 Dedos de Conversa»

  • Print Icon

Iniciativa «2 Dedos de Conversa», promovida pela Odiana tem por objetivo é ajudar no combate à solidão dos idosos.

É mais uma iniciativa do projeto «Castro Marim (COM) Vida» para combater a solidão, mas sobretudo para promover um ambiente de maior suporte social para os idosos.

A iniciativa quer estabelecer um contacto semanal telefónico entre voluntário/a e idoso/a.

A iniciativa «2 dedos de conversa» quer «meter a conversa em dia» e colocar voluntários a conversar com idosos isolados do concelho de Castro Marim.

O objetivo é combater o isolamento social e geográfico, agora agravado pelo contexto atual de pandemia por COVID-19.

Para já o «Castro Marim (COM)Vida», quer angariar voluntários para conversar com os idosos isolados.

Procuram-se participantes (pode ser um vizinho ou um desconhecido), com perfil para lidar com população sénior e com disponibilidade de, pelo menos, uma hora por semana.

Para inscrição é necessária a consulta do Guião da Iniciativa e o preenchimento online do formulário. Em alternativa, o candidato pode dirigir-se à sede da Odiana ou contactar através de telefone (281 531 171).

A atividade funciona através de um contacto semanal telefónico entre voluntário/a e idoso/a, sendo que os contactos têm como intuito de proporcionar um contacto regular ao idoso, ou uma palavra amiga, estabelecendo laços que sirvam para quebrar os níveis de isolamento social e atuar numa lógica de promoção do seu bem-estar psicossocial.

Na seleção dos seniores castromarinenses, será (entre outras condicionantes referenciadas no Guião da Iniciativa), dada prioridade a idosos que residam sós ou sem redes de apoio, numa situação de maior vulnerabilidade social.

A «2 Dedos de Conversa» é dinamizada pela Equipa Técnica do «Castro Marim (COM)Vida» e surgiu numa altura em que os idosos são aconselhados a manter o distanciamento social, já que integram um grupo de risco na pandemia de COVID-19, tornando-se imprescindível arranjar soluções adicionais para combater o isolamento e simultaneamente criar novas dinâmicas de apoio na comunidade.

Esta é uma iniciativa que se enquadra na atividade 8 «Voluntário pelo Idoso Isolado», do projeto CLDS 4G «Castro Marim (COM)Vida», promovido pelo município de Castro Marim e coordenado pela associação Odiana, cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.