Novo Circuito Urbano de Olhão (CUBO) entra amanhã em funcionamento

  • Print Icon

Novo Circuito Urbano de Olhão (CUBO) é um oferta de transportes públicos com cobertura alargada a todo o concelho.

O município de Olhão apresenta uma solução que «articula as redes urbana e intermunicipal nos circuitos dentro do concelho, através da utilização de um passe único».

O novo Circuito Urbano de Olhão (CUBO) foi agora alargado e entra em funcionamento amanhã, quinta-feira, dia 2 de dezembro, passando a servir novas zonas não abrangidas anteriormente tanto pelo circuito urbano como pelo circuito intermunicipal. Olhão é um dos sete municípios algarvios que disponibilizam um circuito urbano aos seus munícipes.

O CUBO será constituído por três linhas e assegurado por cinco autocarros novos, em substituição das duas viaturas que até aqui faziam o serviço em exclusivo na malha urbana As novas linhas, cujos horários podem ser consultados aqui, permitirão uma ligação intermodal mais eficiente aos restantes meios de transporte, beneficiando a mobilidade da população.

Também os utilizadores das carreiras interurbanas podem consultar os horários e comprar os títulos online, através do site https://vamusalgarve.pt ou do smartphone, bastando instalar a respetiva aplicação.

Esta é uma novidade que permitirá, para além da sua consulta e compra, a desmaterialização dos bilhetes e passes, o acompanhamento das carreiras em tempo real e a indicação de itinerários com base no local de partida e chegada.

O CUBO, da responsabilidade do município de Olhão, e a recém-criada rede Vamus – Transportes do Algarve, da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), funcionarão em articulação e o passe e/ou bilhete a usar será o mesmo em todo o tipo de trajetos dentro do concelho, mantendo-se também o valor já cobrado anteriormente.

Desta forma, a autarquia olhanense pretende «proporcionar uma resposta mais justa e abrangente a todos os utilizadores, que terão agora à disposição mais horários e percursos. Proporcionaremos uma maior cobertura do território, mais equitativa e associada à diminuição do tempo de espera pelo serviço. São estes os nossos grandes objetivos, com vista a responder às necessidades dos munícipes», assinala o presidente da Câmara Municipal de Olhão e da AMAL, António Miguel Pina.

Para garantir uma melhor resposta ao nível das carreiras urbanas, durante este mês de dezembro o município irá «avaliar no terreno as alterações efetuadas para, se necessário, complementar a oferta agora apresentada».