Novo call center da Linha SNS24 já funciona em Beja pela mão do ABC

  • Print Icon

O novo call center em Beja da Linha SNS24 já está a funcionar com 40 operadores e espera ter mais 80 nos próximos 15 dias.

O centro de atendimento «começou a funcionar na quinta-feira passada, com 40 operadores», entre enfermeiros e alunos do último ano do curso de enfermagem do Instituto Politécnico de Beja, revelou hoje à Lusa Nuno Marques, presidente do Algarve Biomedical Center (ABC).

«Nos próximos 15 dias, esperamos ter mais 80 operadores formados» para começarem a trabalhar no call center, adiantou.

Segundo o responsável, atualmente, este centro de atendimento em Beja «tem cerca de 120 operadores», entre os profissionais já a trabalhar e os que estão em formação.

«Iremos aumentar o número conforme forem aparecendo profissionais disponíveis para incorporar o call center.

O objetivo é chegar aos 150, mas se tivermos mais [interessados] não pararemos no recrutamento», disse.

O centro em Beja foi criado para reforçar a capacidade de atendimento da Linha SNS24, que tem enfrentado dificuldades por causa do aumento da procura com a evolução da pandemia.

A nova valência resultou de uma parceria entre o ABC e a operadora de telecomunicações Altice, que detém a exploração da Linha SNS24.

Segundo Nuno Marques, as duas entidades decidiram avançar com a criação do novo centro de atendimento do SNS24 para que a linha «mantenha a qualidade de atendimento que tem tido sempre».

«É quando temos um aumento do número de casos [de COVID-19] que a linha é ainda mais essencial, porque é sempre o primeiro contacto com o Serviço Nacional de Saúde (SNS)», sublinhou o responsável.

Nuno Marques assinalou que a Linha SNS24, além de dar «resposta a pessoas com COVID-19 ou a contactos com casos positivos» do coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença, também atende «outras situações».

O ABC já colabora com a Altice e o Ministério da Saúde em sete call centers da Linha SNS24, nomeadamente em Beja, Braga, Porto, Coimbra, Lisboa, Covilhã e Faro.

O ABC continua a recrutar enfermeiros para o centro de atendimento de Beja, através da sua Delegação de Moura.