Museu Municipal de Tavira dinamiza programa para férias de verão

  • Print Icon

São três as atividades dinamizadas pelo Museu Municipal de Tavira, pensadas para os mais novos, a decorrerem no mês de agosto.

O Museu Municipal de Tavira propõe três atividades para o período das férias de verão em parceria com a Lais de Guia – Associação Cultural do Património Marítimo e a ASTA – Associação de Artes e Sabores de Tavira.

No próximo dia 6 de agosto, pelas 10h00, tem lugar a Rota do Atum-Barril. A visita realiza-se na Praia do Barril, em Santa Luzia, onde, entre 1841 e 1966, existiu uma armação de pesca de atum designada por «Barril ou Três Irmãos».

Esta ação permite conhecer os antigos espaços de trabalho e lazer como a casa dos patrões, casa dos pescadores, armazéns e o «cemitério de âncoras», onde os pescadores e as suas famílias viviam durante os seis meses da temporada de pesca.

Por sua vez, no dia 9 de agosto, pelas 10h00, decorre a Rota do Polvo. Trata-se de um passeio histórico-etnográfico pela vila piscatória de Santa Luzia, a «Capital do Polvo». A partir do porto de pesca, onde diariamente as embarcações chegam do mar com o polvo, será percorrida a vila junto à Ria Formosa para apreciar a fauna local, as embarcações, as diferentes artes de pesca e conviver com os pescadores.

Ambas as rotas destinam-se ao público infantojuvenil (crianças a partir dos sete anos de idade), num número máximo de 15 participantes cada.

Os interessados em participar nestas atividades do Museu Municipal de Tavira devem efetuar as suas inscrições, através de e-mail (associacaolaisdeguia@gmail.com) ou contacto telefónico (964 686 729).

Mais tarde, a decorrer nos dias 16 e 22 deste mês, entre as 14h30 e as 17h30, realiza-se a oficina «Empreita de Esparto», sob a orientação do artesão Bruno Constâncio.

Recorde-se que o esparto é uma fibra natural que deriva de uma planta que cresce no Algarve, é apanhada no verão e destina-se ao artesanato: cestaria, tapetes e alcofas.

A presente iniciativa também se dirige ao público infantojuvenil (crianças e jovens entre os oito e os 14 anos, acompanhados de um adulto), num total máximo de seis participantes.

No final da oficina, os intervenientes terão a oportunidade de levar a sua peça de empreita de esparto como recordação.

Os interessados nesta atividade podem  efetuar a sua inscrição (gratuita e obrigatória), através do preenchimento do respetivo formulário, disponível aqui.

Para mais informação sobre qualquer uma das três atividades dinamizada pelo Museu Municipal de Tavira, deverá ser contactada a organização, via telefone (281 320 545).