Município e Junta de São Brás requalificam Bairro «Graças a Deus»

  • Print Icon

Bairro é gerido pela Junta de Freguesia de São Brás de Alportel e foi alvo de um conjunto de obras ao longo do ano de 2020.

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel apoiou a Junta de Freguesia local na requalificação do Bairro «Graças a Deus», erguido e doado à comunidade são-brasense em 1958, pelo casal de beneméritos Aníbal Rosa da Silva e Maria Julieta Nobre Gomes da Silva.

No âmbito deste trabalho de parceria, formalizado em protocolo de colaboração, a Câmara Municipal aprovou, em 2020, a atribuição de apoios na ordem dos 16000 euros, que ajudaram a Freguesia a suportar as despesas com obras de requalificação em duas das casas do bairro, num investimento global que ascendeu aos 25000 euros.

Ainda neste âmbito, a Câmara Municipal apoiou a Junta de Freguesia realizando obras de renovação e substituição das condutas de abastecimento de água e de instalação de infraestruturas de eletricidade e comunicações em todo o Bairro, num investimento na ordem dos 6000 euros, que visou «melhorar a qualidade de vida de todas as famílias que ali habitam, bem como as acessibilidades, incluindo a requalificação dos passeios envolventes às habitações e espaços comuns» do local.

Trata-se de uma obra executada por administração direta pelos serviços operacionais e técnicos da Câmara Municipal, em parceria com os serviços da Junta de Freguesia.

O Bairro «Graças a Deus» foi o primeiro núcleo habitacional social a nascer em São Brás de Alportel, sendo composto atualmente por 11 residências, que constituem o Parque de Habitação da Freguesia, gerido e mantido pela Junta de Freguesia com a colaboração do município de São Brás de Alportel.

Para 2021, estão previstas mais algumas intervenções neste Bairro, de modo a continuar a dar mais dignidade a quem nele habita, bem como o inicio dos trabalhos de elaboração da Estratégia Local de Habitação, instrumento de planeamento fundamental.