Município de Tavira põe pessoas com «Diabetes em Movimento»

  • Print Icon

O «Diabetes em Movimento» é o programa gratuito do município de Tavira destinado a pessoas que sofrem desta doença crónica.

Já arrancou em Tavira o «Diabetes em Movimento», programa comunitário gratuito de exercício físico destinado a pessoas com diabetes tipo 2, o qual resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Tavira, o ACES Sotavento e o Centro de Saúde de Tavira.

As sessões de exercício físico e educação para a saúde decorrem no Pavilhão Municipal Dr. Eduardo Mansinho, até junho, às segundas, quartas e sextas-feiras, sendo dinamizadas por profissionais do exercício e enfermeiros.

Os frequentadores destas aulas são referenciados pelos médicos e enfermeiros do Centro de Saúde de Tavira.

O «Diabetes em Movimento» trata-se de um programa de intervenção multi-institucional, multidisciplinar e multicompetente «que representa um esforço articulado da comunidade para proporcionar uma solução concreta e efetiva de atividade física para os indivíduos que sofrem desta patologia», indica a autarquia.

A coordenação nacional é realizada pela Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes.

De recordar que a diabetes é um dos principais problemas da saúde pública em Portugal, onde se contabiliza cerca de 1 milhão de pessoas com esta doença crónica, sendo que a atividade física é um dos pilares do tratamento.