Município de Lagoa substitui viaturas a diesel por viaturas elétricas

  • Print Icon

Já estão a circular desde segunda-feira, dia 8 de fevereiro, 17 novos veículos elétricos adquiridos pelo município de Lagoa para apoio aos seus vários serviços​.

A chegada destas viaturas permite à Câmara Municipal de Lagoa renovar a sua frota e começar a retirar de circulação os carros já esgotados e menos amigos do ambiente, num investimento que inclui a troca de automóveis a diesel por veículos elétricos e ronda os 335 mil euros, contando com a comparticipação do Fundo Ambiental.  

As novas viaturas foram adquiridas na modalidade de aluguer operacional – renting, o que permite ao município não ter que realizar um grande esforço financeiro para as adquirir, não ter custos com a manutenção e poder voltar a substitui-los, ao fim de três anos, «algo que é muito importante nos veículos elétricos, uma vez que estão em constante evolução». 

A iniciativa constitui mais um passo na construção de «Lagoa, Cidade Sustentável», o tema definido pelo órgão executivo, para o biénio de 2020-2021, e o primeiro passo para que, num futuro próximo, a frota de veículos ligeiros da autarquia seja constituída apenas por viaturas amigas do ambiente.

Segundo Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal, «este é um dos maiores desafios que assumimos. Exige concentração estratégica num triplo objetivo: desenvolvimento economicamente eficaz, socialmente equitativo e ecologicamente sustentável».