Moscatel de Lagoa da Única brilhou no Concurso Cidades do Vinho

  • Print Icon

No Concurso Cidades de Vinho, os produtores do concelho de Lagoa arrecadaram seis medalhas, uma Grande Medalha de Ouro, três medalhas de ouro e duas de prata, segundo os resultados divulgados a 14 de maio

Decorreu, no Centro Cultural do Convento de S. José, em Lagoa, entre os dias 6 e 9 de maio, a Primeira Edição do Concurso Cidades do Vinho, com mais de 550 vinhos a concurso, de onde saíram premiados seis vinhos produzidos no concelho de Lagoa.

Além do Algarve Moscatel – ÚNICA – Adega Cooperativa do Algarve, premiado com a Grande Medalha de Ouro, foram premiados com medalhas de ouro, o vinho Lagoa Palhete, produzido pelo Morgado do Quintão, o vinho Marquês dos Vales – Grande Escolha e o vinho Marquês dos Vales – Duo Tinto, ambos produzidos na Quinta dos Vales. Foram premiados com a medalha de Prata, o vinho Reserva Branco, produzido na Única – Adega Cooperativa de Lagoa, e o vinho Dialog Verdelho 2019, produzido na Quinta dos Vales.

O Concurso Cidades do Vinho tem uma organização conjunta entre a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP).

Neste concurso único em Portugal, os municípios juntam-se aos vitivinicultores para, em conjunto, atuarem como promotores dos vinhos dos seus territórios.

Desta primeira edição foram premiados 160 vinhos, 12 Grandes Medalhas de Ouro, 90 Medalhas de Ouro e 58 Medalhas de Prata.

«Quero felicitar todos os produtores que trouxeram os seus melhores vinhos a concurso e, obviamente, felicitar a Única – Adega Cooperativa de Lagoa, bem como o Morgado do Quintão e a Quinta dos Vales pela fantástica pontuação e medalhas arrecadadas. Como representante de um território que tem vindo a recuperar a sua tradição vinhateira, não poderia estar mais satisfeito», afirmou Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa.

Os vinhos inscritos neste concurso irão estar também presente, durante o próximo fim-de-semana, no Concurso Internacional em Itália, que se realiza de 21 a 23 de maio, em Castelvetro di Modena, onde o concelho de Lagoa estará representado.

Os resultados da 1ª edição do Concurso Cidades do Vinho, que decorreu de 7 a 9 de maio em Lagoa, no Algarve, poderão ser consultados no site do Concurso, nos sites da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho e da ARVP – Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal.

A Cerimónia da entrega de prémios irá decorrer no próximo mês de junho na Feira Nacional da Agricultura, em Santarém.