Serviço Municipal de Proteção Civil testaram os protocolos de emergência do Mercado Municipal de Faro, em cenário de sismo seguido de incêndio.
A empresa municipal Ambifaro, entidade gestora do Mercado Municipal de Faro, associou-se ao Serviço Municipal de Proteção Civil, na organização de um simulacro de sismo, seguido de incêndio, na segunda-feira, dia 6 de março.
Este exercício de teste parcial, que teve por objetivo rotinar e avaliar a capacidade de resposta das equipas afetas aos serviços dos pisos superiores do edifício, contou com o apoio da Companhia de Sapadores Bombeiros de Faro, da Associação Humanitária de Bombeiros Faro – Cruz Lusa e da Polícia de Segurança Pública (PSP).
A ação, que contou ainda com a participação da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), da Autoridade Tributária e Aduaneira, da ETIC_Algarve, da Fagar e do Judo Clube de Faro, teve início às 16h30, com o soar dos alarmes e o consequente desenrolar dos procedimentos previstos nas Medidas de Autoproteção (MAP).
Na primeira reação ao sismo simulado, de cerca de 6 graus na escala de Richter, todos os intervenientes adotaram as três medidas iniciais de salvaguarda instituídas nas boas práticas a exercer em caso de sismo, «baixar, proteger e aguardar», procedendo-se depois à evacuação do edifício, devidamente coordenada pelos elementos das várias equipas designadas para o efeito.
O cenário criado permitiu ainda testar o procedimento de primeira intervenção no que diz respeito à extinção de incêndios, através do combate a um fogo ocorrido no piso 2, bem como as manobras de primeiros socorros, após simulação de vítima em paragem cardiorrespiratória, devidamente evacuada e posteriormente assistida com manobras de suporte básico de vida com recurso ao Desfibrilhador Automático Externo (DAE) que equipa o Mercado Municipal de Faro.
No geral, segundo a Ambifaro, «a ação revelou-se um sucesso no que à coordenação, celeridade e eficácia diz respeito, permitindo assinalar os pontos de carência da infraestrutura e protocolo, permitindo melhorá-los para o futuro e sensibilizando, no caminho, os cidadãos para os fatores de risco associados ao nosso contexto geográfico, num desafio ao seu envolvimento no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes».
A Administração da Ambifaro agradece o envolvimento de todos os participantes no referido simulacro, perto de duas centenas, «pela excelente resposta dada a um desafio considerável ao funcionamento de todas as atividades decorrentes num dia normal no Mercado, reconhecendo com agrado que os visitantes acataram todas as indicações previstas num cenário real».
A Ambifaro agradece ainda a todas as entidades envolvidas e a todos os cidadãos e fregueses presentes que, «com muito sentido de responsabilidade, souberam respeitar e cumprir as indicações de segurança transmitidas, tendo sido centrais para o sucesso da operação».