Mercado de Produtores de Almancil celebra Dia Mundial da Alimentação

  • Print Icon

Uma demonstração de receitas saudáveis é a proposta do Mercado Local de Produtores de Almancil, para assinalar o Dia Mundial da Alimentação.

Assim, é já amanhã, quinta-feira, dia 14 de outubro, entre as 7h30 às 13h00, que decorre o Mercado, junto à ASCA – Associação Social e Cultural de Almancil.

Apesar de o Dia Mundial da Alimentação só se celebrar a 16 de outubro, o evento de amanhã incluirá já esta iniciativa, inserida numa estratégia de valorização dos produtos locais, aliando também a aposta na promoção de hábitos para uma vida saudável, nomeadamente através de uma alimentação equilibrada e cuidada.

Para tal, na confeção das receitas que poderão ser acompanhadas ao vivo e a cores pelo público, serão utilizados produtos da época, frescos, que fazem parte da dieta mediterrânica e que são vendidos no Mercado de Produtores de Almancil.

A ideia da ação passa ainda por promover a proximidade entre o produtor e o consumidor final – «do campo para a mesa» – minimizando o preço do produto final e a sua qualidade.

Esta sessão conta com a colaboração da Escola EB 2,3 Prof. Dr. António de Sousa Agostinho de Almancil, que irá realizar uma sessão de demonstração, às 10h30, pelos alunos dos cursos CEF de Mesa e Bar e Cozinha.

Este será mais um dos momentos inseridos no ciclo de ações de demonstração e práticas relacionadas com as temáticas do mercado dedicadas às frutas, legumes, produtos agroalimentares e artesanato.

O Mercado de Produtores de Almancil é uma iniciativa do município de Loulé, em parceria com a Junta de Freguesia de Almancil e as empresas municipais Infraquinta e Infralobo, destinando-se à comercialização da produção local pelos agricultores e transformadores.

Contribui para a viabilização de cadeias curtas agroalimentares e para estimular a economia de proximidade, reter valor e população no território e, simultaneamente, aproximar produtores de consumidores, reforçando a autonomia e sustentabilidade das comunidades.