Portimão faz parte dos 51 municípios aderentes à campanha ‘Gosto do Meu Mercado’ que decorre ao longo de todo o mês.
O município de Portimão está a acolher uma iniciativa no Mercado da Avenida São João de Deus para fortalecer e criar novas relações entre os comerciantes e os clientes através de diversos eventos e atividades, desde showcookings com degustação e provas de vinhos a ações relacionadas com alimentação saudável e desporto.
Este é já o terceiro ano que a cidade adere para que os consumidores tenham «ainda mais razões para gostar do seu Mercado», revelou o Chefe da Divisão de Gestão de Mercado da Câmara Municipal de Portimão, João Valongo, ao barlavento destacando que as ações são desenvolvidas com vista à satisfação de quem frequenta o espaço.
Não só o bem-estar dos consumidores é tido em consideração como também o dos vendedores aos quais o município deu oportunidade de potencializar «o incremento de visitantes e consequentemente o aumento das suas próprias receitas», salientou João Valongo ao frisar que «as atividades profissionais destes operadores são extremamente exigentes e extenuantes e que os seus desejos, por vezes, não vão ao encontro das disponibilidades pessoais».
Os eventos foram escolhidos de forma a dar lugar a diferentes áreas e entidades. A primeira iniciativa decorreu no dia 3 e foi dedicada à ação social com a inauguração da mostra «Os Maios», com bonecos feitos pelos utentes do Centro de Convívio Sénior da Aldeia das Sobreiras, que vão ficar expostos ao longo do mês nas diversas secções do Mercado.
No primeiro sábado de maio, dia 6, foi a vez da atuação do grupo Brasa Doirada, dando aos clientes não só oportunidade de assistir a um espetáculo musical ao vivo como de comprar produtos. Também o desporto vai fazer parte, com os membros da classe de ginástica a utilizar este espaço como palco para um espetáculo no âmbito do Dia Internacional do Brincar, comemorado no dia 28 de maio, domingo.
O reforço da atratividade do espaço e a conquista de novos clientes é feita com ofertas, descontos e promoções por parte dos comerciantes com o objetivo de «reforçar esta estrutura municipal e comercial como ‘O maior e melhor espaço de Frescos da Cidade’», explicou o responsável pela coordenação dos mercados de Portimão.
A iniciativa, que teve início em 2012 e se realiza em mais de 19 países e 4.000 mil mercados, é coordenada pela SIMAB – Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores, SA. e pretende apoiar não só os Mercados Municipais como os abastecedores, melhorando o conhecimento dos produtos frescos e possibilitando o envolvimento dos consumidores com os mercados locais.
Ao longo do mês serão divulgadas as restantes atividades, partilhadas semanalmente no website ‘Gosto do Meu Mercado’.