Marina de Vilamoura e as 10 praias do concelho de Loulé receberam galardões de qualidade.
As políticas ambientais da Câmara Municipal de Loulé para as áreas balneares do concelho voltaram a ser distinguidas com a atribuição da Bandeira Qualidade de Ouro e Bandeira Azul à totalidade das suas praias (10) e ainda da Bandeira Praia Acessível, a sete das quais.
Também a Marina de Vilamoura volta a receber o galardão Bandeira Azul.
Esta terça-feira, 29 de junho, decorreu a tradicional cerimónia do hastear destes galardões que atestam a qualidade dos espaços.
Além dos responsáveis do município, estiveram presentes representantes de outras entidades com responsabilidades nestas zonas – Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, Capitania do Porto de Faro, Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Juntas de Freguesia, Empresas Municipais, entre outras envolvidas na gestão balnear.
Assim, hasteiam durante este verão, a Bandeiras Azul e Qualidade de Ouro as Praias de Vilamoura Quarteira, Almargem, Forte Novo, Loulé Velho (freguesia de Quarteira), Vale do Lobo, Garrão Poente, Garrão Nascente, Ancão e Quinta do Lago (freguesia de Almancil), áreas costeiras onde serão desenvolvidas atividades de educação ambiental.
A Marina de Vilamoura, a mais antiga do país, ex-líbris do turismo nacional e que a cada ano se renova, oferecendo as melhores condições ao nível da náutica de recreio, é outra vez distinguida com a Bandeira Azul, um prémio que junta a muitos outros, tanto nacionais, como internacionais.
O Centro Azul de Quarteira será o centro nevrálgico do Programa Bandeira Azul que, ano após ano, os serviços municipais promovem junto dos veraneantes para sensibilizar para a importância da limpeza e preservação dos areais e das águas que banham a costa algarvia e que atraem turistas.
Está aberto ao público entre junho e setembro, de segunda-feira a domingo, com a disponibilidade de três técnicos/animadores que acompanham e dinamizam atividades e prestam informações e esclarecimentos aos cidadãos.
«Recuperação de Ecossistemas» é o tema escolhido em 2021 por este programa europeu.
As entidades participantes são desafiadas a olhar para os ecossistemas, identificar aqueles que podem recuperar e desenvolver atividades nesse sentido, uma matéria que, de resto, se enquadra naquela que tem sido a ação do município de Loulé.
Num verão que volta ainda a ser marcado pela pandemia de COVID-19, as regras de saúde pública que foram implementadas em 2020 nas praias irão manter-se, de forma a assegurar a higiene e segurança sanitária dos espaços, sobretudo no que diz respeito à higienização dos equipamentos, o distanciamento social, a lotação das áreas e a vigilância e fiscalização das mesmas.
«O município de Loulé, conjuntamente com os demais parceiros e decisores no âmbito da Campanha Bandeira Azul, tem vindo a implementar uma estratégia com vista ao reconhecimento do litoral do concelho como zona de excelência para a prática balnear, assente em padrões de harmonia e equilíbrio entre as diferentes praias e com uma oferta qualificada que se complementa e que se assume como referência para o turismo nacional e estrangeiro. Esta distinção é o coroar de um esforço assinalável e exigente que a autarquia de Loulé desenvolve ciclicamente na preparação e planeamento da época balnear, em observação por critérios imperativos, entre os quais, a boa qualidade das águas balneares e uma rigorosa gestão e segurança das praias e áreas envolventes», sublinha o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo.