Ação decorreu ontem, quinta-feira, 7 de novembro, durante uma hora, sendo a limpeza feita por alunos das Escolas Profissionais D. Francisco Gomes de Avelar (Faro), Cândido Guerreiro (Alte) e colaboradores da Coca-Cola European Partners (CCEP).
Foram, ao todo, 55 quilos de resíduos de pequena dimensão e microplástico. Mas, além das intervenções nas praias e costas portuguesas, este Programa tem uma vertente de sensibilização ambiental.
Nesse sentido, as instituições participantes na limpeza de Faro receberam formação sobre a problemática do lixo marinho e como chega às praias, a importância da reciclagem e da separação correta de resíduos, a necessidade do consumo responsável e do investimento na economia circular.
A formação chegou ainda à Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve e Universidade Sénior de Faro. A sensibilização ambiental e a coordenação da ação de limpeza em Faro foi da responsabilidade da Liga para a Proteção da Natureza (LPN), organização não governamental parceira do projecto «Mares Circulares» em Portugal. Esta acção contou também com o apoio da Câmara Municipal de Faro.
No presente ano, o Programa «Mares Circulares» já promoveu intervenções na costa de Viana do Castelo, na Caloura (Ilha de São Miguel, Açores), na praia de Galapos (Setúbal), Bom Sucesso (Óbidos) e Melides (Grândola), com a participação de mais de 2000 voluntários.
Estão ainda previstas acções de limpeza de praia e de sensibilização ambiental na Praia da Ponta dos Corvos (Seixal), Porto Santo (Arquipélago da Madeira), Praia do Aterro (Matosinhos), Praia dos Salgueiros (Gaia) e São Jacinto (Aveiro).