Iniciativa integra o projeto de Marchas/Corrida do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
Promovida pelo município de Lagoa, realiza-se no dia 5 de janeiro, em Estômbar (sitio das Fontes), uma marcha/corrida, a partir das 10h00.
São esperados mais de 500 participantes de todas as idades e oriundos de todo o Algarve, com o objetivo de caminharem os cerca de 9 quilómetros ou 4,5 quilómetros por caminhos do concelho lagoense.
Para a organização, «a atividade desportiva assume, progressivamente, uma maior presença e protagonismo nas sociedades modernas. Cada vez mais os cidadãos procuram na prática desportiva o bem-estar físico, a saúde e a ocupação dos tempos livres».
Assim, «o desporto entendido como atividade voluntária constitui enormes potencialidades educativas e possui um instrumento privilegiado de renovação de vida e, consequentemente, uma potencial fonte de melhoria qualitativa da prática desportiva».
Nesse sentido, «a prática de desporto responde a motivações próprias e imediatas dos praticantes, promove a saúde e o bem-estar funcionando como atividade de ocupação de tempos livres, evitando a contaminação de doenças sociais».






