MAR Shopping Algarve desafia ao consumo consciente na Black Friday

  • Print Icon

MAR Shopping Algarve lança a campanha «Love Your Stuff for longer» [Desfrute das suas coisas por mais tempo] que pretende promover um consumo consciente e sustentável durante a Black Friday, que este ano se assinala a 27 de novembro.

A Ingka Centres, gestora global de centros comerciais, que, em Portugal, opera os centros comerciais MAR Shopping Algarve e MAR Shopping Matosinhos, lança no final deste mês uma campanha global com o objetivo de potenciar um consumo mais consciente e responsável durante o período da Black Friday, que este ano se assinala a 27 de novembro.

«Love Your Stuff For Longer” [Desfrute das suas coisas por mais tempo] é o mote da iniciativa que promove um estilo de vida mais sustentável e que será assinalado com diversas ações nos centros comerciais da Ingka Centres na Europa e na Rússia.

Em Portugal, a campanha desenvolve-se entre 23 de novembro e 6 de dezembro.

Ao encorajar os clientes a refletir sobre o valor a longo prazo dos produtos que adquirem na Black Friday, a Ingka Centers e os seus parceiros esperam contribuir para que os consumidores repensem o seu ciclo de consumo, comprando apenas aquilo de que realmente precisam, preservando os artigos que adquirem e prolongando a vida dos mesmos, quer através da reciclagem, quer dando-lhes uma nova vida.

A campanha marca o arranque de um ano em que os centros comerciais Ingka, que fazem parte do Grupo Ingka, tal como a IKEA Retail e a Ingka Investments, desenvolverão continuamente ações de promoção da sustentabilidade.

Em conjunto com as lojas IKEA, a Ingka Centres tem como objetivo para a próxima década inspirar e permitir que mil milhões de pessoas adotem um estilo de vida mais sustentável, contribuindo para a preservação do planeta.

A campanha «Love Your Stuff For Longer» integrará uma série de iniciativas em vários centros comerciais Ingka Centres da Europa e Rússia.

À luz das restrições implementadas em alguns países para evitar a propagação da COVID-19, todas as atividades serão implementadas de acordo com as diretrizes dos governos locais e medidas de segurança reforçadas para garantir que os clientes e parceiros se sintam seguros para fazer compras e trabalhar.

Repair Cafés e Fashion Upcycle

Em Portugal, entre 23 de novembro e 6 de dezembro, os centros comerciais MAR Shopping Algarve e MAR Shopping Matosinhos, irão realizar Repair Cafés, iniciativa que se integra no Projeto CREW.

O lixo eletrónico ou tecnológico não para de aumentar na União Europeia, comportando enormes prejuízos para o ambiente e para a saúde humana quando não tratados ou reciclados.

Com o objetivo de reduzir este impacto, incentivar a economia circular e ainda a responsabilidade social, estas campanha de recolha de equipamentos com potencial de reparação, pretendem incentivar a reparação de equipamentos, que depois serão doados a instituições e famílias carenciadas das respetivas comunidades locais.

Para colaborar, os clientes devem dirigir-se aos balcões de informações dos dois centros para entregarem pequenos eletrodomésticos que têm em casa e que já não usam ou não funcionam.

Estes serão remetidos para a ERP Portugal – European Recycling Platform (Entidade Gestora de Resíduos), que avaliará a possibilidade de os recuperar.

Os equipamentos que ganhem uma segunda vida serão doados pela ReFood de Almancil, União de Freguesias de Faro, Junta de Freguesia de Montenegro a pessoas carenciadas dos concelhos de Loulé e Matosinhos, respetivamente.

Esta iniciativa contará também com a partilha de vídeos explicativos acerca de reparações simples, que se podem realizar em casa, que os dois centros comerciais partilharão nas suas redes sociais nos primeiros meses do próximo ano, aumentando, desta forma, o seu impacto e a possibilidade de servirem de inspiração para reparações feitas em casa.

No MAR Shopping Algarve e no MAR Shopping Matosinhos, mais de 60 lojas já aderiram à campanha. Durante o período desta, terão assinalados produtos que, por terem um ciclo de vida mais longo, consumirem menos energia, terem sido produzidos mediante métodos sustentáveis ou com matérias-primas recicladas, entre outros aspetos, constituem escolhas de consumo inteligentes, quer para a carteira, quer para o Planeta.

Jenny Pigeon, diretora global de sustentabilidade da Ingka Centers, afirma que «Ao incentivar as pessoas a pensar sobre o valor a longo prazo das compras que fazem nesta Black Friday – um dia que muitas vezes é simplesmente associado a preços baixos – estamos a tentar inspirar as pessoas a adotarem estilos de vida. Acreditamos firmemente que planeta e lucro não se excluem mutuamente e que, possuindo opções de escolha sustentáveis, os clientes mais facilmente se comprometem com um consumo mais responsável».