Luís Encarnação visita ponto de ajuda ao povo Ucraniano em Lagoa

  • Print Icon

Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa visitou o local de recolha e ajuda ao povo ucraniano.

O presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação, conjuntamente com a vice-presidente, Anabela Simão (com o pelouro da ação social), e a vereadora Ana Martins (com o pelouro da Igualdade e Cidadania), efetuou, na terça-feira de manhã, uma visita ao local onde está implementado o espaço de angariação de bens essenciais, de roupas, bens alimentares, artigos de higiene e outros produtos de primeira necessidade para entregar ao povo ucraniano.

A visita já estava pensada há alguns dias, mas Luís Encarnação fez questão de realiza-la no Dia Internacional da Mulher, surpreendendo quem lá se encontrava com a oferta de uma flor, porque soube que o grupo de pessoas que lá está em permanência, é composto apenas por mulheres voluntárias.

Esta visita transformou-se numa oportunidade para o município de Lagoa, de uma forma simbólica, homenagear e agradecer todo o esforço das mulheres portuguesas e ucranianas que arregaçaram as mangas, abriram o espaço, e mobilizaram a comunidade lagoense na ajuda ao povo ucraniano.

Esta campanha resulta da cooperação com o grupo de voluntários intitulado «Mais Lagoa», Associação de Ucranianos no Algarve, as Juntas e Uniões de Freguesias do nosso concelho, Associações e Organizações da Sociedade Civil, com o apoio do Município de Lagoa, numa grande operação de apoio ao povo ucraniano.

«Mais uma vez, os lagoenses foram chamados a ajudar o próximo e disseram presente. Todos os dias recebemos chamadas e mensagens de lagoenses que estão disponíveis para ajudar, seja de que maneira for», afirmou Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa.

A comunidade lagoense está preparada para continuar a ajudar o povo ucraniano e prepara-se para receber todos aqueles que queira fazer do concelho de Lagoa a sua terra.

Nos próximos dias, o ponto de recolha de bens essenciais, atualmente localizado no Largo Alves Roçadas, em Lagoa, irá transitar para o Rua Francisco L.M. Veloso, para as antigas instalações da parafarmácia Super Saúde.