O Dia Internacional das Cidades Educadoras juntou 400 pessoas de todas as idades num cordão humano para promover a Paz em Loulé.
O Dia Internacional das Cidades Educadoras, celebrado a 30 de novembro, assinalou-se em Loulé com uma iniciativa intergeracional.
Sob o tema «Cidade de Paz e das Oportunidades», a Praça da República, em frente aos Paços do Concelho, acolheu a construção de um cordão humano com a palavra Paz, numa ação que contou com a participação de cerca de 400 representantes da rede de parceiros, além dos vários elementos da comunidade geral que se quiseram juntar.
Fizeram parte: Escola Secundária de Loulé (50 participantes), Escola Profissional de Alte (12 participantes), Centro de Animação de Alte (30 participantes), Fundação António Aleixo com o grupo sénior (30 participantes), Universidade Sénior (20 participantes), Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita com a participação de todas as crianças de 1º ciclo da escola EB1nº 4 (180 participantes), Agrupamento de Escolas Engº Duarte Pacheco com a participação dos alunos do pré-escolar da EB1/JI Hortas de Santo António (70 participantes).
O Dia Internacional da Cidade Educadora trata-se de uma celebração que tem como objetivo consciencializar para a importância da educação no sentido mais lato e dar a conhecer o compromisso dos governos locais como geradores de bem-estar das comunidades que habitam o território, a sua convivência, bem-estar, prosperidade e coesão social.
A Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, da qual o município de Loulé faz parte desde 2007, procura que, todos os anos, se encontre uma forma original para se assinalar a efeméride e o seu conceito plasmado na Carta da Associação Internacional das Cidades Educadoras.