Loulé estuda novas soluções para melhorar o serviço aos munícipes

  • Print Icon

Loulé criou um laboratório de experimentação municipal da administração pública (LouléXLab) com o objetivo de melhorar o serviço ao munícipe, reforçando a transparência e a proximidade.

Este laboratório surge no seguimento da estratégia que tem sido seguida ao longo dos últimos anos e que assenta na aproximação do cidadão à realidade da administração pública local.

Trata-se de uma parceria entre o município de Loulé e a Agência de Modernização Administrativa, através da sua equipa LabX – Laboratório de Experimentação da Administração Pública, com o objetivo de melhorar o serviço ao munícipe, reforçando a transparência e a proximidade.

Neste contexto, é criada uma equipa municipal que vai estar capacitada para implementar, durante um ano, dois projetos em áreas fundamentais da relação com os munícipes: o atendimento e a integração dos serviços de fornecimento de água e de saneamento.

Durante 12 meses, o LabX – Laboratório de Experimentação da Administração Pública vai realizar mentoria para a implementação dos projetos, permitindo à equipa municipal ganhar competências que poderá replicar em outras áreas municipais, garantido à autarquia um processo de melhoria contínua na relação com os munícipes.

O município de Loulé, atento às necessidades dos seus cidadãos, pretende adotar soluções inovadoras para serviços públicos que possibilitem otimizar a utilização de recursos próprios e, ao mesmo tempo, que respondam às solicitações dos munícipes.

Com a criação do LouléXLab, a Câmara de Loulé vai testar as propostas de solução em contexto, de maneira a monitorizar o desempenho dos resultados, mas também a desenvolver e a demonstrar aos cidadãos e empresas do concelho que existe o compromisso com uma abordagem experimental de cariz participativo.

A missão do LouléXLab é desenvolver projetos, através de processos experimentais e inovadores, de forma a promover o espírito corporativo e colaborativo na Instituição para a satisfação das necessidades e expectativas do munícipe.

Recorde-se que o LabX é o Laboratório de Experimentação da Administração Pública, criado em 2017, destinado à conceção e teste de novas soluções que melhorem os serviços públicos e o dia-a-dia dos cidadãos e das empresas.

É um espaço aberto, que trabalha em colaboração com os utentes dos serviços, com funcionários e dirigentes da administração pública e com a comunidade científica e empresarial.

«A criação do Laboratório de Experimentação Municipal é um instrumento importante para capacitação interna e para reforçar e aproximar a resposta ao munícipe.
Servir melhor os nossos munícipes é, o objetivo principal desta estrutura», sublinha o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo.

Refira-se que, neste âmbito, decorreram na semana de 8 a 16 de outubro, as sessões de capacitação da equipa municipal que tem como objetivo reforçar a cultura institucional e melhorar o serviço ao munícipe, reforçando a transparência e a proximidade que os serviços públicos têm que ter com os munícipes.