Loulé é «Município Amigo do Desporto» pelo quinto ano consecutivo

  • Print Icon

Autarquia arrecada distinção atribuída pela plataforma online Cidade Social e pela Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGESD), numa iniciativa que conta com o apoio da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto.

A distinção «Município Amigo do Desporto» foi atribuída a Loulé pelo quinto ano consecutivo. Este programa traduz-se no reconhecimento público das boas práticas em áreas como a organização, o planeamento desportivo e a dimensão económica.

As instalações e as organizações desportivas existentes nos concelhos, tal como os programas, eventos e ações de formação, são critérios para a atribuição desta distinção.

Por outro lado, os promotores deste reconhecimento às autarquias têm em conta as estratégias e práticas de promoção da sustentabilidade ecológica e da eficiência energética, do desporto solidário, da ética e dos valores desportivos, as parcerias existentes, a realidade desportiva concelhia e a prática regular de atividade física, o cumprimento da legislação e a implementação de estratégias de marketing, comunicação e inovação.

A par do reconhecimento dos municípios, este galardão visa também estimular a partilha de boas práticas na área do desporto e formar os colaboradores das autarquias ligados diretamente a este sector.

Recorde-se que Loulé faz parte do grupo das 27 autarquias fundadoras deste projeto e, desde 2017, é «Município Amigo do Desporto». Atualmente, são 136 os municípios portugueses que contam com esta distinção.

«O papel relevante que Loulé tem tido na dinamização das atividades desportivas remonta às últimas décadas, tendo sido um dos municípios pioneiros no sul do país em termos da criação de infraestruturas desportivas, bem como no que respeita ao ecletismo e vigor do movimento associativo», aponta a Câmara Municipal de Loulé.

No entanto, foi em 2015, ano em que ostentou o título de Cidade Europeia do Desporto, que as atividades desportivas neste território «ganharam um novo estímulo, o que derivou num aumento crescente da prática de exercício físico por parte da população em geral».

Vítor Aleixo, presidente do município, enaltece o facto de Loulé «ser um dos municípios totalistas neste programa já que, desde 2017 a esta parte recebeu ininterruptamente esta distinção. Acreditamos que para tal tem sido determinante a política municipal para a área do desporto, assente num forte investimento ao nível da criação e reabilitação de equipamentos desportivos, mas também na aposta em programas de apoio e incentivo à atividade física, seja de caráter formal ou informal. Uma palavra também para as associações e clubes do concelho pelo seu inestimável contributo, enquanto agentes responsáveis pela formação e acompanhamento a milhares de atletas».