As candidaturas para a Bolsa de Apoio ao Teatro, a atribuir pela Câmara Municipal de Loulé, estão oficialmente abertas desde ontem, quarta-feira, 9 de dezembro.
Estes apoios são atribuídos ao meio associativo e artístico (agentes e estruturas com personalidade jurídica e sediados no concelho), designadamente a projetos amadores e profissionais na área do Teatro, no valor total de 75 mil euros para o ano de 2021, o que revela um acréscimo de 25 mil euros de financiamento global em relação ao ano transato.
Em Loulé, a Bolsa de Apoio ao Teatro foi retomada em 2014, sendo, no concelho, um relevante instrumento de apoio por parte da autarquia à criação teatral, uma vez que se foca na apresentação de peças inéditas e que tem, por outro lado, permitido aos agrupamentos amadores e profissionais sedeados na cidade obterem um efetivo suporte à componente criativa.
A Bolsa constitui também «uma forma importante de descentralização das práticas e dinâmicas culturais no concelho de Loulé, dado que existe o compromisso de apresentação, por parte de cada grupo amador, de três espetáculos, sendo dois deles obrigatoriamente realizados nas freguesias do concelho», afirma o município.
Ao mesmo tempo, «é estimulada a promoção externa e circulação das estruturas teatrais profissionais louletanas, através da obrigatoriedade de realização de duas apresentações em outros concelhos do Algarve que integram a Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve, da qual o Cineteatro Louletano é membro».
Esta Bolsa de Apoio ao Teatro prevê ainda uma dimensão formativa, o que contribui gradualmente para uma maior capacitação e qualificação artísticas dos concorrentes de cariz amador e dos seus membros e projetos.
Os candidatos deverão apresentar as suas propostas à Câmara Municipal de Loulé através do Cineteatro Louletano via e-mail, até ao dia 9 de janeiro de 2021, ou enviar pelo correio para Cineteatro Louletano, Av. José da Costa Mealha, 8100-501, Loulé. Todas as candidaturas que sejam recebidas após essa data serão excluídas.