O LOUD Fest vai encher o mês de junho com exposições, mostras de cinema, poesia, debates e showcases que passam por Faro e Portimão.
A Associação AeQuum, em colaboração com diversas entidades, volta a apresentar o LOUD Fest, uma Mostra de Arte e Educação para a inclusão LGBT+ no Algarve com o objetivo de consciencializar a sociedade, desconstruindo tabus e preconceitos sobre a orientação sexual, sexualidade e identidade de género.
Ao longo do mês de junho, são várias as exposições, mostras de cinema, poesia, debates, showcases de ballroom e drag queens, que vão passar, essencialmente, por Faro, mas também por Portimão.
Este ano a AeQuum preparou uma programação eclética, contado com parcerias diversas, entre associações, instituições e entidades privadas, locais e nacionais, com o propósito de convidar o público algarvio a uma reflexão atual sobre a inclusão da comunidade LGBTQI+, orientação sexual e identidade de género, através da arte e educação.
O programa tem início já este sábado, dia 3 de junho, às 18h00, com um Encontro Poético de microfone aberto, na Fábrica da Cerveja em Faro, sobre o tema «Amor sem género», apresentado pelo escritor Felipe Castro.
Antes disso, decorre um debate mediado pelo orador convidado, editor Filipe Heath, sobre a «Opressão da literatura queer» que tem vindo a ser imposta por legislação, em vários países nos últimos anos.
Segue-se a declamação de poemas sobre o tema, por um painel de poetas convidados, Sali del Vall, Ana Antunes, Sara Martins, finalizando com um momento de microfone aberto à partilha de textos por parte dos participantes.
Dias 9 e 10, o LOUD Fest apresenta Ballroom Showcase by Voguing Scene Lisboa, com permances de MC SUPREMA Junira Dior, Mekay Telfar, Felicia Telfar e Emma 007, no primeiro dia na Fábrica da Cerveja, em Faro, às 22h00, e no segundo em Portimão, às 23h00, no The Loft.
Trata-se de um evento de dança originária da cultura underground das drag queens negras e latinas, dos Estados Unidos da América dos anos 1980, que estreia no Algarve um espetáculo estritamente ligado ao cordão umbilical da comunidade LGBTQI+ mundial.
Já no dia 11 de junho, a Fabrica da Cerveja em Faro vai ser anfitriã de um dia solidário, às 15h00, que pretende angariar fundos para apoiar a criação do Gabinete de Apoio à Saúde do futuro Centro Comunitátio LGBTQI+ da AeQuum e proporcionar consultas médicas e terapêuticas acessíveis a todes.
A MOÇÊS, associou-se à causa com o seu já famoso Artists & Fleas Market, num momento onde haverá o primeiro Drag Bingo solidário no Algarve, apresentado pela drag queen Bebeh Reneé, em que os vencedores do jogo terão direito a vouchers, gifts e cheques oferta.
A palestra sobre Saúde Sexual de Pessoas Lésbicas apresentada pela psicóloga Sara Zeferino, membro do Clube Safo, está marcada para dia 17 de junho, às 18h00, na ArQuente – Associação Cultural, em Faro.
Dias depois, a 23 de junho, às 17h00, segue-se a inauguração da exposição de arte, patente de até dia 5 de agosto na Galeria Gama Rama, com o tema «Diálogo» por Tomás Castro Neves, artista e arquiteto, que centra o seu trabalho no corpo nu e na figura humana, em interação com a sua circunstância.
Os últimos dois dias do LOUD Fest, 29 e 30 de junho, desvendam uma Mostra de Cinema na direção regional do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), em Faro, com os filmes «LOBO E CÃO» de Cláudia Varejão, «A Resistência dos Vagalumes» de Márcia Bellotti & Luíza Porto e o «Seguindo Todos os Protocolos» de Fábio Leal.
O LOUD Fest conta com as parceria da Sociedade Recreativa Artística Farense, da Câmara Municipal de Faro, do Cineclube de Faro, Queer Lisboa, AmbiFaro, Galeria Gama Rama, Plataforma Transparente, Clube Safo, Projeto Renascer, ArQuente, Sê Mais Sê Melhor, IPDJ Faro e Associação MOÇÊS.
«Vem divertir-te connosco!», convida a Associação AeQuum.