Leena Rekola mostra «Pintando Tavira» na Biblioteca Municipal

  • Print Icon

Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, acolhe de 22 de novembro a 13 de dezembro a exposição «Pintando Tavira», de Leena Rekola.

Leena Rekola é finlandesa, tendo ido viver, desde cedo, com os seus pais para a Suécia. Gostou sempre de pintar e, por isso, estudou pintura no Art Institute, em Boston, entre 1971 e 1974.

Mudou-se para Portugal, tendo vivido e pintado em Lisboa e Tavira, cidade onde acabaria por permanecer. Os locais e aquilo que a rodeiam inspiram-na e fazem parte do seu processo criativo. No concelho tavirense pintou paisagens, nomeadamente os barcos de Santa Luzia, assim como os interiores das casas.

Ao longo da sua vida, participou em várias exposições, quer individuais quer coletivas. O seu trabalho está ligado ao expressionismo de Boston, influenciada por Jason Berger com quem aprendeu e partilhou a sua vida.

Trata-se de uma exposição temática, retrospetiva, que representa a sua passagem por Tavira e o que a inspirou nos momentos que partilhava a sua vida com Jason. O azul sempre presente na sua obra leva-a ao poema de Nuno Júdice, «Receita para fazer o Azul».