Lagos prepara vasto programa para comemorar o 25 de Abril

  • Print Icon

Para celebrar o 47º aniversário do Dia da Liberdade, a Câmara Municipal de Lagos preparou várias atividades que decorrem durante toda a semana.

Assim, para assinalar o dia 25 de Abril, a Biblioteca Municipal de Lagos terá em curso, ao longo da semana de 19 a 25 de abril, a rubrica «Memória e Esquecimento – 25 de Abril de 1974» através da partilha de sugestões literárias, multimédia e textos deste tempo tão português na sua página de Facebook.

Para envolver a comunidade, o município está também a promover a iniciativa «A Câmara convida a pensar Abril», num convite dirigido a todos os lacobrigenses, das várias faixas etárias, para prepararem ilustrações, poemas ou fotografias alusivos ao 25 de Abril.

Os trabalhos deverão ser enviados por e-mail até ao dia 22 de abril. Depois, no dia 25, serão apresentados ao mundo na página de Facebook do município.

As iniciativas «Lagos em casa com…» e «O palco em casa», que desde março garantem a transmissão de vídeos e espetáculos musicais dos artistas locais na página de Facebook da autarquia, também serão alusivas à data.

No caso de «O palco em casa», os artistas a pisar o palco do Centro Cultural de Lagos serão Paulo Ribeiro (23 de abril, 19h30) e Afonso Dias (24 de abril, 19h30).

Já o «Lagos em casa com…» contará com a participação de Afonso Dias e do Grupo Nem Truz Nem Muz, com a transmissão dos seus vídeos no dia 25 de abril às 19h00 e 21h00, respetivamente.

Para o dia 25 de abril está também a ser preparada a habitual cerimónia protocolar, que incluirá a deposição de coroa de flores junto da estátua de Salgueiro Maia (8h30) e o hastear da Bandeira na Praça Gil Eanes, que contará com a participação da Banda Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio, na interpretação do Hino Nacional.

A partir das 9h30, será transmitida em direto a sessão solene conjunta da Câmara Municipal de Lagos e da Assembleia Municipal de Lagos no Facebook e YouTube, a partir dos Antigos Paços do Concelho.

O programa completo das «Comemorações do 25 de Abril em Lagos» pode ser consultado aqui.