Lagos homenageia sete personalidades e entidades no Dia do Município

  • Print Icon

As medalhas serão atribuídas em sessão solene do próximo 27 de outubro, Dia do Município, em hora e local a anunciar.

A proposta de atribuição de condecorações no Dia do Município de Lagos foi ontem, quarta-feira, 4 de setembro, aprovada em reunião do executivo lacobrigense.

Este ano, o médico Luís Manuel Leal de Carvalho Afonso e a Missão dos Padres Redentoristas em Lagos, são propostos à Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro; assim como Hélio Nunes Xavier (figura das artes e da cultura), Jorge Augusto Mealha Costa (artista plástico/ceramista) e José Inácio Seromenho (atleta e promotor da modalidade de Tiro aos Pratos – TRAP).

Merecem também homenagem dois estabelecimentos comerciais de Lagos, a Ourivesaria Coimbra e o Restaurante Reis, pelo contributo para a economia local, entidades a distinguir com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata.

Estas condecorações estão previstas no Regulamento de Concessão de Condecorações do município de Lagos e a sua atribuição requere a aprovação pela Câmara Municipal, bem como a ratificação pela Assembleia Municipal.

Este normativo tem permitido ao município de Lagos homenagear as individualidades e entidades que, pela sua atividade, pelo exemplo maior, história de vida, obras, estudos, empreendedorismo, tenacidade, contributo para o progresso do conhecimento, para o engrandecimento da cultura, por feitos desportivos e por virtudes, se destacam na comunidade.

A proposta das entidades a distinguir este ano surge na decorrência de diversas reuniões, nomeadamente no âmbito do consensualizado na reunião de 20 de agosto da Comissão Permanente da Assembleia Municipal de Lagos.