Lagos celebra Dia do Município com programa adaptado à pandemia

  • Print Icon

Lagos assinala mais um Dia do Município celebrado em honra do seu padroeiro, São Gonçalo de Lagos, num ano em que a conjuntura obriga a uma adaptação da programação.

As comemorações levadas a cabo pela Câmara Municipal têm logo início no dia 26 de outubro, segunda-feira, às 21h30, com um espetáculo pelos MONDA, no Centro Cultural de Lagos, prometendo uma homenagem do Cante Alentejano «num concerto genuíno, luminoso e emocionante».

Depois, no dia 27, a celebração oficial do Dia do Município 2020 irá iniciar-se com o hastear simbólico das bandeiras, ao qual se seguirão os discursos do presidente da Assembleia Municipal, Paulo Morgado, e da Câmara Municipal de Lagos, Hugo Pereira.

O momento decorre, este ano, sem a habitual presença das associações e instituições locais, de forma a garantir todas as medidas de saúde e segurança. No entanto, o público terá acesso aos discursos através da transmissão em direto da cerimónia, na página de YouTube da Assembleia Municipal (aqui) e na página de Facebook do município lacobrigense (aqui).

Seguir-se-á a assinatura dos protocolos de entrega de viaturas às forças de segurança e a outras entidades locais, nomeadamente à PSP – Polícia de Segurança Pública, GNR – Guarda Nacional Republicana, AMN – Autoridade Marítima Nacional (Polícia Marítima), agrupamentos de escolas de Lagos (Gil Eanes e Júlio Dantas) e ARS Algarve – Autoridade Regional de Saúde do Algarve (Centro de Saúde de Lagos).

Às 11h00, está marcada a habitual missa em homenagem ao padroeiro de Lagos, São Gonçalo, na Igreja de Santa Maria.

Figura histórica e emblemática, este padroeiro do concelho, segundo a autarquia, «deixou uma profunda marca em Lagos, visível nos locais por onde passou e na sua história e tradições».

Por esse motivo, ao longo do dia serão partilhadas informações e curiosidades na página de Facebook da autarquia sobre esta figura da cidade, sob o mote «Ao encontro do tempo e dos lugares de São Gonçalo de Lagos».

As atividades culturais também estarão presentes, com a inauguração de duas exposições no Centro Cultural. Inspirado por Antoni Gaudí e Andy Warhol, Ivan Ulmann mostra uma nova visão da realidade em «Mundos Fragmentados». Já o trio de artistas Tom Saunders, Silke Weiβbach e Martim Brion apresentam a exposição «Matérias Incertas», projeto multidisciplinar nas áreas da escultura, pintura, instalação, vídeo e fotografia. Ambas as exposições estarão patentes entre 27 de outubro e 30 de dezembro.

E para os mais novos, também o Zoo de Lagos se associou às comemorações do Dia do Município, dando a conhecer o seu espaço e projetos de educação e conservação. No dia 27, a entrada para residentes no concelho a partir dos quatro anos tem um desconto de 50 por cento, sendo que crianças até aos três anos têm entrada gratuita.