Lagos apoia Bombeiros na aquisição de meios de auxílio e socorro

  • Print Icon

Bombeiros vão adquirir uma embarcação e um veículo de combate a incêndios.

A Câmara Municipal de Lagos deliberou atribuir um subsídio de 303 mil euros à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagos, para a aquisição de uma embarcação para a Unidade de Salvamento Aquático e de um Veículo Urbano de Combate a Incêndios (VUCI).

Em junho de 2021 a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagos anunciou a reativação da sua Unidade de Salvamento Aquático e Mergulho. Dotada de mergulhadores, nadadores-salvadores e condutores de embarcação de socorro, esta valência dos Bombeiros de Lagos tem como missão prestar socorro a náufragos e participar em buscas subaquáticas, sendo, por isso, um parceiro ativo do município na Estação Náutica de Lagos.

A verba agora atribuída «permitirá apetrechar a Unidade com os equipamentos necessários para que os elementos humanos já existentes possam ter uma resposta pronta e qualificada».

Outro dos setores críticos de intervenção na proteção de segurança de pessoas e bens é o combate a incêndios urbanos. «Um trabalho que ficará um pouco mais facilitado com a aquisição de um novo veículo com a valência de salvamento em desencarceramento, o qual permitirá renovar e ampliar a frota de viaturas, com ganhos em termos da rapidez e segurança da resposta, nomeadamente dos operacionais», explica o município.

Este investimento por parte da autarquia está enquadrado nas Grandes Opções do Plano para 2022 e decorre do objetivo estratégico «Reforçar a Igualdade Social e a Segurança», «que visa tornar Lagos um território ainda mais solidário, seguro e saudável».

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagos foi fundada em 24 de julho de 1886, sendo uma Instituição de Utilidade Pública ao Serviço da Comunidade.