Lagos ajuda contribuintes na entrega da declaração automática de IRS

  • Print Icon

Marcação do serviço deve ser feita online.

O Espaço Cidadão do Gabinete do Munícipe, em Lagos, está disponível para auxiliar a comunidade na entrega da sua declaração automática anual de IRS. Estes serviços de apoio passam pela obtenção ou recuperação da senha de acesso ao Portal das Finanças, pela entrega da declaração automática de rendimentos e pelo agendamento de atendimento presencial, nas Finanças, para casos mais complexos (Modelo 3).

Os principais contribuintes abrangidos pela declaração automática do IRS são aqueles que recebam, exclusivamente, rendimentos de trabalho dependente ou de pensões, os que sejam prestadores de serviços abrangidos pelo regime simplificado de tributação, desde que emitam, em exclusivo, no Portal das Finanças, as correspondentes faturas, faturas-recibo e recibos no Sistema de Recibos Eletrónicos.

Os munícipes que necessitarem destes serviços podem efetuar marcação através dos telefones 282 780 900, 282 771 700, 282 780 978, 282 771 706 ou 282 771 702.

Podem também agendar o atendimento por e-mail, através de um chat online ou no site da Câmara Municipal de Lagos, nos separadores Balcão Virtual > Marcações > GM – Atendimento ao munícipe > Espaço Cidadão

Para um atendimento mais rápido e eficaz, os munícipes devem fazer-se acompanhar das senhas de acesso ao Portal das Finanças de todos os elementos do agregado familiar ou, para cidadãos nacionais, da chave móvel digital.

Para verificação e validação de todos os dados constantes na declaração automática, devem também trazer os documentos onde constem os rendimentos obtidos em 2020, como por exemplo a declaração emitida pela entidade patronal, Caixa Geral de Aposentações ou Segurança Social.