Lagos administra 2000 vacinas da gripe gratuitas aos idosos do concelho

  • Print Icon

Vacina será administrada em farmácias comunitárias.

A Câmara Municipal de Lagos, no âmbito do Programa «Vacinação SNS Local», acaba de celebrar um protocolo que permite a administração gratuita da vacina da gripe, em farmácias comunitárias, a 2000 idosos do concelho.

Uma vez que é intenção do governo ampliar os pontos de vacinação para outras estruturas da comunidade, como as farmácias comunitárias, e abranger mais população, a autarquia lacobrigense, em articulação com a Associação Nacional de Farmácias, estabeleceu um acordo com a Instituição Particular de Solidariedade Social «Dignitude», de forma a garantir que todos os munícipes do concelho de Lagos, com idade igual ou superior a 65 anos, possam beneficiar da administração de vacinação gratuita contra a gripe.

O fármaco pode ser acedido em farmácias comunitárias do concelho, designadamente a Farmácia Ribeiro Lopes, Farmácia Silva, Farmácia Lacobrigense, Farmácia Neves, Farmácia Telo, Farmácia Moreira Barata (Odiáxere), Farmácia Praia da Luz e Farmácia de Bensafrim.

Segundo Hugo Pereira, presidente da autarquia, «com esta medida pretende-se diminuir a afluência às unidades de saúde, em especial deste grupo de risco, minimizando o perigo de eventuais contágios, assim como potenciar a taxa de adesão deste público-alvo à campanha de vacinação».

A urgência desta medida «decorre do atual contexto de pandemia e do crescente número de casos, associado à necessidade premente de se salvaguardar a saúde da população, garantindo, entre outras, a vacinação para a gripe sem saturar o Sistema Nacional de Saúde», conclui a edilidade.