Lagos adere a Pacto para Empregabilidade e Empreendedorismo Jovem

  • Print Icon

A Câmara Municipal de Lagos aprovou a adesão do município ao Pacto Local para a Empregabilidade e Empreendedorismo Jovem.

A decisão camarária vem no seguimento de um convite endereçado pela Dypall Network – Associação para o Desenvolvimento da Participação Cidadã, organização não-governamental que integra uma plataforma de mais de 60 entidades da sociedade civil e autoridades locais oriundas de vários países.

O Pacto surge da necessidade urgente de criação de uma resposta, por parte dos municípios, à crise económica provocada pelo COVID-19 e consequente elevada taxa de desemprego nos jovens, sendo a sua redução um dos objetivos desta iniciativa, tal como promover a qualificação dos jovens, facilitar o acesso a informação, reforçar a cooperação dos municípios e capacitar técnicos municipais.

A adesão agora aprovada, que tem carácter voluntário e gratuito, «visa reforçar e criar uma maior dinâmica nestas áreas, fomentando o trabalho em rede com outros municípios, a realização conjunta de atividades, a partilha de boas práticas e a capacitação de jovens e técnicos das autarquias», afirma a autarquia lacobrigense.

Esta decisão integra-se igualmente nas políticas municipais expressas no eixo «Lagos mais Sustentável» e, mais concretamente, na estratégia de desenvolvimento que passa por estimular o empreendedorismo no concelho, designadamente através de ações que contribuam para uma cultura empreendedora e de inovação junto da população mais jovem.